Ex-diplomata diz que Blair foi

Por Gazeta Admininstrator

O ex-diplomata americano Joseph Wilson, que em 2003 mostrou serem falsos alguns dos pretextos usados pelo presidente George W. Bush para invadir o Iraque, disse que o premier britânico foi "atraiçoado" para ir à guerra ao lado dos EUA. Em entrevista à rádio britânica BBC 4, Wilson disse acreditar que Blair foi induzido a pensar que a guerra seria uma "campanha de desarmamento".

Mas ele "foi atraiçoado pela turma da mudança de regime em Washington", disse Wilson, referindo-se à posição do governo americano, favorável à deposição de Saddam Hussein, e finalmente "não teve escolha" a não ser participar de uma guerra para derrubar o governo do Iraque. Wilson disse ainda que a Casa Branca "exagerou o caso nuclear".

O presidente dos EUA, George W. Bush, fez um discurso, antes da invasão, acusando o Iraque de ter tentado comprar urânio na África, mesmo depois de Wilson ter preparado um relatório para a CIA mostrando que a suspeita não tinha fundamento. À BBC, ele disse que "Blair veio aos EUA quando Bush falava em mudança de regime, e quando foi embora Bush começou a falar em desarmamento como objetivo".

A mulher de Wilson, Valerie Plame, era uma agente da Cia cujo nome foi vazado para a imprensa pouco depois da publicação de um artigo do ex-embaixador com críticas aos motivos alegados para o início da guerra. Há uma investigação em curso nos EUA para descobrir se a identidade de Plame veio a público numa manobra de vingança do governo.