Ex-oficial do ICE é condenado por aceitar propina e sexo em troca de documentos de imigração

Por Gazeta News

O ex-oficial de deportação do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE), Arnaldo Echevarria, 39 anos, foi condenado à prisão e multa pelo fornecimento de documentos de autorização de emprego em troca de dinheiro e sexo, além de mentir para autoridades do próprio departamento de imigração.

A sentença foi dada na última quinta-feira, 9, pelo júri federal de Somerset, em New Jersey.

De acordo com declarações feitas no tribunal e provas apresentadas no julgamento, entre 2012 e 2014, Echevarria concedeu documentos de autorização de emprego que podiam ser renovados anualmente para imigrantes indocumentados com ordem de deportação e, em troca, recebeu cerca de $ 75 mil dólares em cash, além de sexo.

Echevarria também mentiu para as próprias autoridades de imigração ao afirmar que tais imigrantes tinham recebido o Estatuto de Proteção Temporária (que permite a imigrantes de países que tenham sofrido desastre ambiental, conflitos armados ou outras condições extraordinária, permaneçam legalmente nos Estados Unidos), quando nenhum deles estava sob tal status de proteção.

O ex-oficial também ocultou a contratação de sua namorada - uma imigrante indocumentada – e outros imigrantes em um salão de cabeleireiro de sua propriedade.

Condenações

Ao todo foram seis acusações de suborno, as quais Echevarria foi condenado com a pena máxima de 15 anos de prisão em cada uma e uma multa de $250 mil dólares ou pagar o dobro do ganho bruto ou três vezes o equivalente monetário das coisas de valor que recebeu como propina.

Das acusações de abrigar imigrante indocumentado e fazer declarações falsas resultaram na pena máxima de cinco anos de prisão e $250 mil de multa, ou o dobro do ganho bruto ou perda decorrente da infração.

A sentença final de Echevarria está prevista para 19 de junho de 2017.

“Esta investigação reforça nosso compromisso de identificar, investigar e punir de forma agressiva qualquer tipo de corrupção para garantir toda a proteção de nossas fronteiras e manter a integridade da agência. Este veredicto envia uma forte mensagem àqueles que usam de suas posições dentro do sistema de imigração da nossa nação para benefício próprio e sofrerá consequências graves, sendo responsabilizado legalmente", disse Keith Barwick, agente especial encarregado do ICE.