Ex-presidiários lutam para remover suas fotos de prisão de sites que cobram pelo serviço de retirá-las

Por Gazeta News

mugshots

Uma indústria que cresce talvez pela curiosidade de muitos, está deixando pessoas que foram presas no passado em uma situação embaraçosa. Mesmo depois de sair da cadeia e pagar pelo crime ou mesmo serem inocentados, ex- presidiários continuam com suas fotos de prisão publicadas em sites a ser que paguem para retirá-las. Com informações do “The Miami Herald”.

Quem nunca entrou em sites do tipo “Veja quem foi preso em sua cidade”, ou mesmo alguns específicos de mulheres “sexy”? Esse interesse faz com que eles se multipliquem.

O problema enfrentado por essas pessoas é que suas fotos de algum deslize do passado podem vir a aparecer em vários sites diferentes, sujando ainda mais a reputação de um indivíduo, mesmo depois de ter pagado o que devia à justiça.

Por isso, um grupo formou a página chamada classactionagainstmugshots.com, para conscientizar pessoas sobre esses sites, que publicam informações pessoais retiradas de sites da polícia e depois cobram a partir de $399.99 para retirar o post. “Mesmo depois do pagamento não é garantido que essas informações serão retiradas de todos os sites”, diz um texto no site que tenta fazer com que o Congresso mude as leis da internet quanto à publicação de informações públicas.

Parry Aftab, uma advogada especializada em direito na internet, acusa esses sites de extorsão, de acordo com o “Miami Herald”. Ela disse que qualquer um pode publicar qualquer documento governamental, incluindo fotos do momento da prisão (mugshots, em inglês). Mas se o site cobra para remover as fotos, isso pode fazer com que os donos desses sites sejam acusados de extorsão. “Se não existe uma lei, deveria existir”.

De acordo com o “Miami Herald”, isso teria começado com um ex-condenado, com talento para programação, que opera o site Arrests.org. Rob Wiggen, de 33 anos, da Flórida, disse à revista “Wired “que ele trabalha com alguns intermediários como Removeslander.com.

Como esse, existem vários sites, que crescem em doses epidêmicas, como Orlandocriminals.com, que tem, em cada foto, um link “Remove this Mugshot” (remova esta foto), que conecta pessoas ao Mugshoteraser.com, que oferece deletar a foto por $50 ou $100 dólares, dependendo da urgência que a pessoa deseja que a foto seja removida.

Outro site, Mugshots.com, tem um link em sua página para o Unpublisharrest.com, que promete retirar a foto em horas, cobrando $399 para uma prisão, ou até $1,479 por quatro prisões. Já o MugshotsUSA.com tem uma propaganda levando para InternetReputation.com, que oferece “limpar sua reputação online”. O Lookwhogotbusted.com tem um botão que oferece remover as fotos via PayPal.