O que o exercício aeróbio pode trazer de benefício e quais os cuidados que devem ser tomados

Por Ivani Manzo

correr-300x200

Hoje vamos continuar a falar sobre os efeitos dos exercícios, tentando especificar um tipo. Vamos começar pelo exercício aeróbio, ou seja, aquele que necessita de uma grande quantidade de oxigênio para ser executado. Por exemplo: corrida, bicicleta, natação e todas as modalidades que envolvam a prática por um tempo relativamente elevado. Sim, uma das características desse exercício é que ele pode ser feito por um longo período de tempo, isso quer dizer, desde 15 ou 20 minutos até muitas horas.

O exercício com características aeróbias tem como base a necessidade de oxigênio. Então, para ser executado, induz o organismo a aumentar a captação de oxigênio do ar para o sangue. Assim, todos os órgãos em nosso corpo que estiverem envolvidos nesse processo sofrerão modificações e adaptações para fazer essa captação cada vez mais rápida e melhor. De forma geral, pode-se dizer que o sistema cardiorrespiratório irá ter uma grande melhora em seu funcionamento. Mas o que isso quer dizer? Por que isso é benéfico?

Uma das modificações provocada pelo exercício aeróbio no coração é o aumento do número de vasos sanguíneos que irrigam esse órgão. Isso se torna uma proteção. O que ocorre no infarto é a falta de irrigação sanguínea em parte do coração e essa parte morre. Se a extensão que morreu for grande, poderá impedir o coração de continuar batendo e levar a pessoa à morte. Com o aumento no número de vasos sanguíneos, se houver o entupimento de um vaso, existirão outros que também irrigam a área. Assim, há a possibilidade de uma menor área morrer e a pessoa tem maiores chances de se recuperar.

Outro benefício do exercício aeróbio está relacionado à liberação de substâncias (neurotransmissores) que causam a sensação de prazer e de saciedade. Nesse ponto, é uma ótima forma de diminuir e evitar depressão, ansiedade e compulsão por alimentos. Ele ainda aumenta o metabolismo e faz com que nosso organismo gaste mais energia para sua manutenção, contribuindo manter a massa gorda dentro dos padrões de saúde. Algumas dessas substâncias que são liberadas são as mesmas que liberamos quando estamos aprendendo novas informações. Alguns estudos têm comprovado que praticantes de exercícios aeróbios têm maior facilidade no aprendizado e na resolução de problemas. Apesar de não ser um exercício com peso, no exercício aeróbio sempre há o deslocamento do próprio corpo, que por sua vez tem peso. Então, os músculos também se desenvolvem e há, sim, um aumento de força muscular e de equilíbrio.

Mas, é claro que, se não for bem orientado e prescrito, poderá trazer problemas. Os exercícios aeróbios são caracterizados por muitas repetições do mesmo movimento. Correr, pedalar e nadar por muito tempo significa fazer o mesmo movimento por muito tempo. Sem dúvida, se não houver um preparo dos músculos, tendões e ligamentos, as articulações poderão ser afetadas de forma grave e, muitas vezes, definitiva. Devemos pensar também que algumas das formas desse tipo de exercício como a corrida, trazem um impacto muito grande, sobrecarregando ainda mais as articulações dos joelhos e tornozelos e também os discos intervertebrais e as vértebras. Tudo isso pode ser solucionado com a orientação de um profissional da área.

Então, se você se identificou com alguns dos benefícios dos exercícios aeróbios, é só buscar orientação adequada e usufruir dos prazeres e benefícios que eles trazem.