Exercício na gestação pode trazer muitos benefícios

Por Ivani Manzo

Beautiful blonde pregnant woman exercising with a fitness ball.

A gestação é um período que traz muitas preocupações para a mãe e para todos que convivem com ela. É uma época de muitos palpites das amigas, irmãs, tias e de todos que se preocupam. O problema é que, neste assunto, muito do que se fala é baseado em dizeres sem comprovações e, muitas vezes, já ultrapassados. Nesse momento é necessário ter calma e buscar em profissionais da área o respaldo necessário.

A muitos anos atrás li um artigo do Dr. Clapp III que me deixou encantada. Desde então, tenho citado como referência para o assunto. Nesse artigo, mais de 800 gestantes foram estudadas durante o período gestacional. Dentre elas haviam gestantes que faziam exercícios de moderados a intensos, todos os dias, aquelas que faziam 5 vezes por semana, 4 vezes por semana, 3 vezes por semana, duas vezes por semana, uma vez por semana e, por fim, aquelas que eram sedentárias.

Muitos parâmetros foram estudados, como alimentação, horas de sono, entre outros. Para avaliar os efeitos dos exercícios e dos outros pontos estudados, foi avaliado o peso da criança ao nascer. Lembrando que esse peso é considerado um indicativo de saúde e o que pouca gente sabe é que o peso do bebê ao nascer é proporcional a massa magra da mãe (músculos, principalmente) e não a massa total, que engloba a gordura armazenada.

Os resultados mostram que, os bebês nascidos de mães que praticavam exercícios, todos os dias, 5 e 4 vezes por semana, tiveram o mesmo peso que os bebês nascidos das mães sedentárias. Os bebês nascidos das mães que praticavam exercícios 3 vezes por semana foram aqueles que tiveram o maior peso ao nascer.

Muitos podem estar pensando que a conclusão deste trabalho foi que exercício 3 vezes por semana é o ideal e que isso promove mais saúde aos bebês. Mas, não. O Dr. Clapp III, uma pessoa de muito bom senso, além de conhecimento concluiu de forma diferente.

A conclusão do trabalho foi que aquelas mães que praticaram exercícios 3 vezes por semana, mostraram mais ponderação e bom senso e que essa mesma ponderação e bom senso deve ter se repetido em outros âmbitos. Essas mães, muito provavelmente, também tiveram bom senso na alimentação, nas horas de sono, no tempo de lazer e em pontos importantes da manutenção da saúde.

A saúde, seja no período gestacional ou não, é mantida e conquistada por vários fatores. Os três principais são, exercício, alimentação e qualidade do sono. Os três precisam ser contemplados de forma suficiente. Um não compensa o outro. Saúde é coisa séria e deve ser mantida para que sequelas não diminuam a nossa qualidade de vida.