Exercício que promete maior emagrecimento não é para todos

Por Ivan Postigo

hiit

Entra ano e sai ano e o que não falha nunca é uma nova moda de exercícios. Isso é bom, mas pode ser ruim. Fazer exercícios é sempre muito bom, mas exercício é coisa séria e não pode simplesmente ser feito de qualquer forma. O preço por se fazer exercícios de forma inadequada e errada pode ser uma lesão que, no melhor dos casos, deixará a pessoa sem atividade por um período de uma ou duas semanas. Mas, pode também causar danos mais graves levando a hospitalizações, cirurgias e até lesões permanentes na coluna.

Acredito que todos se lembrem da moça que foi fazer abdominais pendurada em uma barra e caiu, ocasionando lesão na coluna cervical. Sim, ela poderia ter morrido. Isso aconteceu apenas porque ela não teve orientação por um profissional e viu na internet alguém fazendo. Uma coisa tão comum, tão corriqueira que ninguém poderia imaginar. Mas, é dessa forma que os acidentes acontecem, quando ninguém imagina.

O HIIT (High-intensity interval training) é o queridinho daqueles que desejam emagrecer. Então, é só começar, certo? Não é bem assim. O HIIT tem como atrativo o resultado de diminuição de gordura corporal com um tipo de treino considerado de curta duração. É verdade que isso acontece, mas apenas para aquelas pessoas que conseguem fazer esse treino. Vamos lembrar que a tradução desse tipo de exercício é treinamento intervalado de alta intensidade. Nos seus protocolos (existem alguns), a pessoa faz exercício de alta intensidade por 30 segundos, por exemplo, e descansa por 10 segundos, e então volta a fazer exercícios de alta intensidade por 30 segundos e descansa mais 10 segundos e assim por diante. Falando, parece fácil, mas não é. Nos 30 segundos de intensidade alta, a frequência cardíaca deverá chegar próximo a 90 ou 100% da frequência cardíaca máxima. Esse é o primeiro passo e não é fácil assim, apenas pessoas treinadas conseguem atingir essa frequência em 30 segundos de forma tão simples e fácil. Segundo passo, descansar por 10 segundo e conseguir fazer tudo de novo.

Com certeza, quem consegue fazer da forma correta são pessoas treinadas e não pessoas sedentárias e ainda que estejam acima do peso. Isso parece um pouco antagônico, pois esse treino é prescrito e considerado bom para diminuição de gordura corporal, mas quem precisa desse treino porque está acima do peso não tem preparo físico para isso.

Isso ocorre por alguns motivos que vão desde falta de preparo de alguns profissionais de educação física até a tentativa de seguir o desejo dos clientes que querem esse treino. Existe, sem dúvida, uma forma de conseguir a fazer esse treino e utilizá-lo como ferramenta de emagrecimento. Para isso, um bom profissional para orientar e começar um preparo físico para poder seguir esse treino, que é bem intenso, como o próprio nome diz.

Então, aproveite as novas energias do novo ano que se inicia e comece um treino bem orientado e seguro.