Exercícios para redução de gordura corporal - Saúde & Bem-Estar

Por Poliane Novaes

Bodyfat

Sabe-se que a atividade física contribui para o processo de perda de gordura corporal. O exercício físico “ensina” o corpo a usar os combustíveis fornecidos pelos alimentos de forma mais eficiente. No sedentário (pessoa que não pratica atividade física), o metabolismo está acostumado a estocar em forma de gordura muito do que ele consome.

Quando começamos a nos exercitar, os músculos precisam de mais energia do que estavam acostumados a usar, então o metabolismo é obrigado a se ajustar à nova necessidade e é neste ajuste que os benefícios a nossa saúde e consequentemente a nossa estética corporal aparecem. Um dos ajustes que ocorre, é a maior capacidade de transformar gordura armazenada em energia.

Veja os exercícios mais indicados para quem quer perder gordura corporal - lembrando que são orientações padrões. É extremamente importante a avaliação individualizada para prescrição de volume e intensidade de treino para cada pessoa. 1) Exercício Aeróbio Estudos afirmam que o exercício aeróbico, quando praticado em BAIXA intensidade, não é eficiente para o emagrecimento (caminhada, por exemplo). Portanto, a ciência vem mostrando, através de muitos estudos, que os exercícios mais intensos são bem mais eficientes para aumentar o gasto calórico.

O HIIT (high intensity interval training) é um método de exercício que ultimamente tem sido muito comentado (embora a primeira publicação a respeito do mesmo tenha sido feita em 1994), por ser um dos mais eficientes para a utilização de gordura corporal. É um método cujo foco é a realização de exercícios feitos na mais alta intensidade possível (intervalados) em poucos minutos (máximo: 30 minutos).

Os exercícios mais intensos são mais eficientes para a eliminação de gordura devido ao EPOC (Excess post excersise oxygen consumption), que é a capacidade, quando estamos em repouso, de utilizarmos as gorduras como fonte de energia para manter este metabolismo. Quanto mais otimizado e acelerado estiver nosso metabolismo, mais queimaremos gorduras como fonte de energia.

E para o aumento deste metabolismo, precisamos realizar atividades físicas de alta intensidade e curta duração, e a musculação é uma delas!

O EPOC é causado por praticamente todos os exercícios, porém alguns deles são muito mais eficientes para este fim. Na eliminação de gordura, a intensidade e o volume são fundamentais para que se mantenha o EPOC, já que quanto mais intenso o exercício, mais tempo o corpo leva para se recuperar, por isso, exercícios que utilizem grandes intensidades com intervalos de recuperação.

O método de treino HIIT pode ser realizado de diversas maneiras, vale lembrar que a intensidade e volume vai depender de pessoa para pessoa.

Exemplos de HIIT: I - 30 segundos de corrida (em máxima velocidade ou inclinação máxima na esteira) e 60 segundos caminhando (recuperação ativa). Fazer 16 tiros de 30 segundos (total de 18 minutos de exercício). II - 1 minuto pulando corda (na máxima velocidade) e 2 minutos de descanso. Fazer 8 tiros de 1 minuto pulando corda (total 24 minutos de exercício) 2) Musculação Muitos ficam com medo de praticar musculação quando o objetivo é eliminar gordura corporal.

O medo é de ganhar peso ao invés de perder, porém, é necessário tomar muito cuidado com a palavra “perder peso” quando se está engajado em um processo de emagrecimento.

Um emagrecimento eficiente é fruto da maximização das perdas de gorduras e de ganhos de massa muscular. Portanto, é indicado um treino que você faça musculação - quanto mais músculo você tiver, mais rápido seu metabolismo terá que trabalhar para mantê-los.