Exército do Iraque convoca militares da era Saddam

Por Gazeta Admininstrator

O Ministério da Defesa do Iraque convocou os oficiais militares que serviram sob o regime de Saddam Hussein para voltar ao Exército.
Os oficiais devem se inscrever em postos de recrutamento durante o mês que vem.

O antigo Exército iraquiano foi dissolvido pela Autoridade Provisória criada pela coalizão liderada pelos Estados Unidos há mais de dois anos.

Segundo um correspondente da BBC em Bagdá, a subseqüente ausência de oficiais experientes é um dos maiores desafios para a reconstrução do Exército do país.

A idéia faz parte dos esforços para reconstituir o exército iraquiano, que deverá substituir a força multinacional que hoje luta para combater a insurgência no país.

Violência

Nesta quarta-feira, pelo menos 20 pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas na explosão de um carro-bomba do lado de fora de uma mesquita xiita em Musayyib, ao sul de Bagdá.

A explosão ocorreu no fim da tarde, às vésperas do feriado de Eid, que marca o fim do mês sagrado do Ramadã.

Muitas pessoas estavam no local, onde funciona um mercado de rua, comprando doces e frutas para as festividades do Eid.

Musayyib, de maioria xiita, foi palco de outro violento ataque em julho passado, quando 98 pessoas morreram em um atentado suicida.

Também nesta quarta-feira, cinco civis morreram na explosão de uma bomba na beira de uma estrada nos arredores de Bagdá.

A polícia informou que um soldado iraquiano foi morto em outra explosão, e o Exército americano disse que dois soldados foram mortos na queda de um helicóptero perto de Ramadi.