Experts alertam pais para piolho mutante resistente aos tratamentos comuns

Por Gazeta News

piolho

Um aviso aos pais agora que seus filhos estão voltando para a escola. Experts disseram que os piolhos em vários estados passaram por mutação e estão resistentes a tratamentos comuns de farmácia. Mas os estudos ainda são preliminares e o motivo não é para pânico.

Kyong Yoon, um professor assistente da Southern Illinois University e John Marshall Clark, diretor do Massachusetts Pesticide Analysis Laboratory e professor na University of Massachusetts, apresentaram resultados preliminares de seus estudos sobre piolhos mutantes em uma reunião na American Chemical Society (ACS) em Boston, no dia 18.

O time pegou amostras de piolhos em 30 estados e descobriu que 25 estados têm piolhos com mutações genéticas conhecidas como “knock-down resistence”.

“Se você usa um produto químico várias vezes, essas pequenas criaturas acabam desenvolvendo resistência”, disse Yoon em um comunicado. “Por isso temos que pensar antes de começar um tratamento. A boa notícia é que piolhos não carregam nenhuma doença, mas são chatos de lidar”.

Essas mutações já foram vistas em outros insetos em relação a inseticidas comuns. O time disse que pretende estudar piolhos em pelo menos 48 estados antes de publicar os resultados.

Dr. Joseph Gigante, um pediatra na Vanderbilt University Medical Center, disse que mais estudos são necessários, apesar de estar vendo mais casos de infestação depois de dois ou três tratamentos com produtos comuns de farmácia.

 Em casos de alta resistência, é possível que médicos prescrevam um shampoo químico mais forte. Médicos também pedem precaução em relação a acessórios de cabelo, que também devem ser tratados. Fonte: ABC News.