Extraditado, ‘El Chapo’ Guzman tem audiência marcada para esta sexta-feira nos EUA

Por Gazeta News

El Chapo Tomas Bravo Reuters
[caption id="attachment_135574" align="alignleft" width="331"] El Chapo é um dos principais líderes criminosos do mundo. Foto: Tomas Bravo Reuters.[/caption]

O narcotraficante Joaquim "El Chapo" Guzmán, um dos maiores criminosos do mundo e considerado uma lenda no México, chegou na tarde de quinta-feira, 19, em Nova York, após sua extradição para os Estados Unidos.

O chefe do cartel de Sinaloa foi requerido por tribunais do Texas e da Califórnia por acusações de homicídio e narcotráfico. Nos Estados Unidos, ele é acusado de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Guzman comparecerá nesta sexta-feira, 20, para a primeira audiência federal no Brooklyn, onde será julgado posteriormente.Ele também enfrenta acusações na Califórnia, Texas, Illinois, Flórida e New Hampshire.O Ministério das Relações Exteriores do México disse ter recebido garantias de que, se condenado, Guzman não receberia a pena de morte – sentença a qual o México se opõe.

Um procurador-geral adjunto mexicano negou rumores de que a extradição tenha sido cronometrada para acontecer antes da posse de Trump. "Foi resolvido hoje, e em termos do tratado internacional, tivemos que entregar imediatamente a pessoa solicitada pelos Estados Unidos", disse Alberto Elias Beltrán."Não fazê-lo geraria um incumprimento das normas internacionais, especificamente com o tratado compartilhado entre o México e os Estados Unidos".

Quem é "El Chapo"

Nascido em 1957, Joaquín Guzmán Loera, conhecido como "El Chapo", dirige sua carreira criminosa nos anos 80 como braço direito de Miguel Ángel Félix-Gallardo, chefe do cartel de Guadalajara.A detenção de Gallardo em 1989 levou a cabo sua própria organização em Sinaloa, seu estado natal.

Em 1993 foi capturado na Guatemala, país de onde foi extraditado para o México.Em 19 de janeiro de 2001 fugiu da prisão de Puente Grande, estado ocidental de Jalisco, um bordo de um caminhão de limpeza graças à ajuda dada por alguns funcionários do presídio.

EL Chapo ganhou destaque quando, em julho de 2015, fugiu do presídio Altiplano (de segurança máxima). Ele teria cavado um túnel de 1,5 metro de extensão para sair da cela. Na época, a mídia mundial repercutiu o caso e, internamente, levantou-se a hipótese de que ele teria fugido com a conivência de policiais, uma vez que as câmeras de segurança registraram o momento da saída e sua ausência só foi percebida 18 minutos depois.

A fuga do narcotraficante foi bastante negativa para o governo mexicano, com os rumores de que ele tinha ligações com pessoas do alto escalão governamental. Após a fuga, o presidente Peña Nieto pôs a captura do narcotraficante na lista de prioridades do país. Ele foi recapturado em janeiro de 2015. após uma denúncia.

A extradição traz um fim, pelo menos por agora, às façanhas de Guzmán no México.

Já listado na relação de bilionários da revista "Forbes", El Chapo é um dos principais líderes criminosos do mundo, e o seu cartel já traficou dólares de cocaína, maconha e metanfetaminas para os Estados Unidos, além de batalhas com outras gangues mexicanas.

Fonte: CNN.