Fabiana Passoni: Naturalmente Brasileira - Cultura Viva

Por Gazeta News

Fabiana Passoni

Um dos grandes méritos do Press Award - evento que reverencia personalidades brasileiras que se destacaram durante o ano e que acontece de 2 a 5 de maio - é, sem dúvida, colocar sob holofotes os talentos que estão escondidos na nossa comunidade. E, mais uma vez, não vai ser diferente, quando Fabiana Passoni estará sendo premiada entre tantos outros.

A história de Fabiana chama a atenção nao somente pelo talento. A garra dessa mineira de Poços de Calda foi posta à prova durante os últimos quatro anos, quando enfrentou um batalha contra o câncer de mama. Saiu da experiência fortalecida pessoalmente e como artista, como gosta de frisar.

“Demorou um tempinho para que eu me encontrasse como cantora/compositora e os meus três anos de batalha contra o câncer me ajudaram nesta jornada. Com músicas originais, ‘Naturalmente Brasil’ se reflete no meu único e próprio estilo musical”, declarou à época do lançamento do seu segundo e mais autoral CD, em 2011, trabalho que lhe rendeu o reconhecimento do Press Award, como Melhor Cantora. Aos 34 anos, ela vem se descobrindo cada vez mais também como compositora e assina álgumas das músicas do CD. No disco, mistura bossa nova, baião, jazz e samba, resultando num trabalho redondo, bem ao estilo ‘brasileira-que-canta-para-gringo’. O que não quer dizer que os brasileiros também não apreciem a batida do CD. Até mesmo os mais exigentes musicalmente são obrigados a reconhecerem ao menos o esforço de Fabiana em fazer uma música de qualidade, ainda que com parcos recursos, o que impossibilita uma produção mais apurada.

Ainda assim merecem ser ouvidas canções como ‘Esse João’, ‘Maria das Fofocas’, ‘Natural’ e ‘Vou Virar Hippie’.

Entre a menina que, já aos 10 anos, subia em palanques de comícios políticos na pequena Poços de Caldass para apresentações profissionais, para a cantora madura que tenta conquistar seu espaço em Los Angeles, Califórnia, muitas experiências se passaram. Mas o espírito leve e moleque dessa mineira perdura em seu trabalho e salta aos ouvidos na simpática ‘Baiamor’ e ‘Maria das Fofocas’, que retratam a genuinidade brasileira de ser. Não por acaso foi que ela intitulou o disco de ‘Naturalmente Brasil’. “‘Naturalmente...’ é genuíno e cheio de significados sobre acontecimentos na vida diária. Interpretado por uma cantora com excelentes qualidades vocais e acompanhada por uma série de músicos competentes, faz com que a artista mostre sinceridade e alcance seu coração”, assim destacou o site Jazz World Quest, que a aponta como uma das promessas brasileiras do mercado.

Mas nem tudo foram sempre flores. Além da luta contra o câncer, a mineira também já teve seus dias de fracasso. Seu primeiro CD, “É Minha Vez” (2007) vendeu somente um exemplar no Brasil “Vendi um só, na minha terra natal e fui descobrir mais tarde que foi vovó que comprou”, brinca. Mas nem assim ela desanimou. Partiu para “Naturalmente” com mais vontade de amadurecer profissionalmente. O resultado pode ser conferido no CD e, claro, ao vivo, no Press Award, onde Fabiana fará uma apresentação desprentenciosamente ambiciosa e “naturalmente brasileira”.