Fábrica de sorvetes Blue Bell retira produtos do mercado após três mortes

Por Gazeta News

blue-bell-icecream

Três pessoas morreram em consequência de uma doença de origem alimentar causada pelo consumo de sorvetes da marca Blue Bell, o que acabou provocando o primeiro recall da marca ícone do Texas em 108 anos de história. De acordo com a US Food and Drug Administration (FDA), cinco pessoas passaram mal após consumir produtos de algumas linhas da marca em Brenham, no Texas, informou o site Downtown Leader.

As bactérias Listeria monocytogenes foram encontradas em amostras dos seguintes produtos: Blue Bell Chocolate Chip Country Cookies, Great Divide Bars, Sour Pop Green Apple Bars, Cotton Candy Bars, Scoops, Vanilla Stick Slices, Almond Bars and No Sugar Added Moo Bars. A fábrica de sorvetes confirmou a contaminação e já mandou retirar os produtos do mercado. O FDA está investigando as causas da contaminação. Alguns produtos contaminados podem ainda estar nos freezers dos consumidores, mercados varejistas e lanchonetes, uma vez que podem ter validade de dois anos.

A bactéria causa uma infecção chamada listeriose, que tem alto índice de mortalidade. Os principais sintomas são semelhantes à gripe, além de febre e diarreia. A bactéria ainda pode causar septicemia, meningite, encefalite e infecções cervicais e intrauterinas em mulheres grávidas, levando ao aborto espontâneo. Tal infecção é a causa de 38% dos óbitos nos Estados Unidos relacionados a doenças de origem alimentar.