O Facebook anunciou no dia 6 a criação de um botão para facilitar o envio de dinheiro às instituições que estão na linha de frente do combate à epidemia de ebola, que já infectou mais de 13 mil pessoas e matou quase 5 mil. A campanha foi anunciada depois que Mark Zuckerberg, diretor-presidente da empresa, doou $25 milhões de dólares para combater o vírus.
O novo recurso faz parte de uma série de ações do site para ajudar a lutar contra o contágio da doença. O botão intermediará doações para entidades como Cruz Vermelha, International Medical Corps, Red Crescent Societes and Save the Children.
“Ao longo das próximas semanas, as pessoas no Facebook verão a mensagem no topo do feed de notícias com uma opção para doar a três diferentes ONGs”, afirmaram, em comunicado conjunto, Naomi Gleit, vice-presidente de produto do Facebook, e Chris Daniels, vice-presidente da Internet.org, organização capitaneada pela rede social para ampliar o acesso à internet no mundo.
O Facebook também fez uma parceria com a Unicef e distribuirá informes sobre os sintomas e as formas de tratar as pessoas infectadas. Outra iniciativa é a doação de 100 telefones via satélite para a HetHope, um consórcio que reúne 41 ONGs. Como essas entidades possuem representantes que trabalham em áreas remotas da Guiné, Libéria e Serra Leoa, eles costumam ficar isolados e não têm fácil acesso a informações.
“Focando em áreas onde há pouca ou inexistente capacidade de comunicação, NetHope irá usar esses terminais para ajudar funcionários da saúde e ajudantes a rastrearem contatos, a se comunicarem, a gerenciarem casos e a mobilizarem a comunidade”, informaram os executivos. Os aparelhos fornecerão serviços de dados e de voz.