Faculdade grátis pela internet

Por Gazeta Admininstrator

O estudo superior via internet chegou para ficar. O ensino à distância existe, desde o século 16. É uma novidade acadêmica? Não. Mas o grande nível de interatividade que a internet permite abriu caminho para que o próprio ensino superior se tornasse também não-presencial. E os que têm mais vantagens para fazer este tipo de curso no Brasil são os professores.

Fazer faculdade via internet requer o mesmo esforço individual de qualquer empreitada similar, talvez mais. O regime semipresencial significa que parte do tempo curricular deverá sim ser utilizado em sala de aula, ao menos para as avaliações periódicas. Estas atividades em sala podem ocorrer quinzenal, mensal ou até bimestralmente.

Outra característica da universidade via internet, ou e-learning, é que ela pode ser síncrono ou não. Isto é, o professor e seus alunos podem se encontrar via internet ao mesmo tempo; em videoconferências ou chats (síncrono) ou por e-mail (assíncrono). Normalmente os cursos atuais são um misto de ambas as categorias com atividades em conjunto que exigem reuniões virtuais e a maior parte da comunicação ficando off-line.

Curso grátis
O Ministério da Educação criou, em 2005, um programa chamado de Universidade Aberta do Brasil. Ele consiste em uma colaboração do Governo Federal com instituições superiores de ensino público, levando a capacitação técnica de se graduar através do ensino à distância via internet. Apesar de o programa priorizar a capacitação de docentes oferecendo cursos de licenciatura, são disponibilizados também vários cursos.

O ingresso no programa é como em qualquer curso superior, através de Vestibular, e os municípios onde os cursos são oferecidos são geralmente no interior de todos os estados brasileiros.

Há outras maneiras de fazer faculdade grátis via internet?
Sim. Com bolsas de estudos de órgãos do governo ou de instituições filantrópicas, em que você não se preocupa em devolver o valor investido nos seus estudos.

Caso eu não consiga. Quais alternativas me restariam?
A boa notícia é que existem várias maneiras de se conseguir bolsas de estudos parciais ou integrais para realizar o estudo superior. Até os bancos estão disponibilizando bolsas para universitários. Mas a modalidade mais comum e fácil de conseguir é a bolsa restituível ou rotativa em que você faz o curso sem pagar a mensalidade, ou paga parcialmente, durante os estudos. Depois do término do mesmo, há um prazo de carência de um ou dois anos, então você passa a pagar a cada mês. A vantagem desta modalidade é que você começa a quitar sua dívida apenas depois que teve chance de iniciar a carreira profissional e já possui recursos próprios. Muitas vezes, a própria instituição de ensino financia através de bolsa rotativa uma cota limitada de alunos com 50% ou 100% de desconto. Portanto, entre em contato com a instituição que lhe interessa para saber mais detalhes.
Comumente o requisito mais importante com o qual você deve se preocupar em cumprir rigorosamente é manter boas notas para não perder o privilégio da bolsa de estudos.

Alguns sites que podem ajudar a encontrar uma bolsa de estudos:

• Programa de Financiamento
Estudantil – FIES
• CNPq
• Fundação Estudar
• Instituto Ling
• CAPES (apenas pós-graduação)
• Universidade de Stanford (EUA)

Um bom curso grátis não é fácil encontrar, principalmente online. A Universidade de Stanford é uma das instituições de ensino mais respeitadas no mundo e nela se formaram algumas das melhores mentes da tecnologia. Tanto os fundadores do Google, Sergey Brin e Larry Page, quanto Steve Jobs, da Apple, fizeram curso superior de tecnologia em Stanford.
Este projeto de ensino à distância gratuito é financiado pela Sequoia Capital, a mesma empresa que ajudou a lançar o Google, Yahoo, Nvidia e muitas outras empresas de tecnologia de sucesso. Existem várias colaborações entre cientistas da Universidade de Stanford e pesquisadores brasileiros, inclusive há cientistas brasileiros prestigiados que lecionam naquela instituição de ensino superior.

A Universidade de Stanford, agora, permite que você melhore seu currículo gratuitamente ao fazer um curso à distância.

Os cursos incluem o mesmo conteúdo ensinado no próprio campus da universidade com aulas em vídeos online que também podem ser baixados, slides, material de leitura, trabalhos para serem feitos em casa, exames e testes.

O projeto Standford Engineering Everywhere (SEE) consiste em um site de curso que já está oferecendo três diferentes cursos online gratuitamente, cada um com, no mínimo, três diferentes módulos.

O programa está disponibilizando uma das sequências de engenharia mais populares da universidade, o de introdução à Ciência da Computação. Estes cursos são feitos pala maioria dos estudantes de graduação da própria faculdade.

Os cursos escolhidos são uma base importante para estudantes de Engenharia da Computação e Engenharia elétrica que permitem também passar para cursos mais avançados em Inteligência Artificial e Sistema Lineares e Otimização.
Não é necessário se registrar no site. É claro que os cursos são em inglês, você necessitará habilidade ao menos no inglês técnico para concluir o curso online grátis.

No SEE você não terá interação com instrutores ou professores, não poderá tirar dúvidas ou ter os seus trabalhos e provas avaliados. Mas as comunidades online da própria universidade poderão oferecer recursos para que os estudantes do SEE discutam o trabalho realizado no decorrer do curso.

Para mais informações sobre o curso visiste: http://see.stanford.edu/SEE/Courses.aspx