Falência: Escolhendo o advogado correto - Saúde Financeira

Por Claudia Fehribach

falencia

Primeiramente, tenho que dizer uma coisa: esqueça o conceito que temos de falência no Brasil. Esqueça o peso da palavra falência. Em nosso país esta palavra carrega um estigma muito pesado. Mas, aqui, nos Estados Unidos, a falência é simplesmente um processo federal que tem por objetivo permitir ao cidadão um novo recomeço de sua vida financeira. O processo não é complicado, mas a assistência de um advogado é fundamental.

Há muitos advogados de falência em todas as grandes cidades que podem ajudá-lo com qualquer tipo de falência, Capítulo 7, ou reorganização sob o Capítulo 13.

A ideia é encontrar um advogado de experiência, conhecimento, compaixão e preço. Digo preço, mas de forma realista e honesta, esta é a última consideração que você realmente deve pesar em termos de quem você contratar. A diferença de preço provavelmente não vai ser grande, provavelmente menos de $500 - $1000 dólares entre o advogado topo de linha, para um de médio porte.

O que você realmente precisa se concentrar é na experiência do advogado.

Quantos casos o advogado tem em sua carreira? Quantos casos ele tem neste momento? Eles estão indo para tribunal de falências todos os dias? Ele tem lidado com os curadores locaisl? Ele está familiarizado com os juízes e as regras locais?

Se você realmente quer fazer sua lição de casa, certifique-se que você não está contratando com alguém de pouca experiência. Embora a maioria dos advogados possa navegar através do processo de falência e preencher os formulários corretamente, o mais aconselhado é ter um professional de experiência para auxiliá-lo, principalmente na fase de arquivamento do processo; considerada uma das fases mais importantes.

Por exemplo, se você usou recentemente seus cartões de crédito, talvez você tenha feito um adiantamento em dinheiro de $1500 dólares, ou talvez você tenha comprado joias no valor de $1.500 dólares e, então, você diz ao seu advogado que não usou mais os cartões depois disso. Um advogado experiente irá esperar até que certos prazos caduquem antes de iniciar o seu processo, pois caso contrário, a corte pode mandar que você pague de volta estes últimos $1.500 dólares que você usou em seu cartão.

Um advogado da bancarrota experiente irá certificar-se de que eles irão arquivar a papelada direito em termos de manter seu veículo, por exemplo. Existem pequenos detalhes em todo o processo,que somente um professional experiente terá condições de manter.

Você também deve ter uma aula de educação financeira antes de iniciar o processo e uma segunda classe, conhecida com educação para o devedor, que deve acontecer logo que você estiver de posse do seu número do caso.

Se você deixar de tomar essa classe, o seu caso será concluído sem o fechamento geral, conhecido em inglês como “Discharge”. Isto significa que você passou por todo o processo e você não conseguiu o alívio da dívida que você contratou o advogado para conseguir. (Nota importante: Eu ofereço estas duas classes em português)

Assim, o experiente advogado é um advogado que você deve estar procurando. Esse advogado deve ser entendido de leis de suspensão automática, com a classe de gestão financeira, quando é o momento adequado para arquivo, qual a melhor opção para um cliente fazendo o capítulo 7 ou o capítulo 13.

Ter um advogado da bancarrota experiente ao seu lado vai fazer o caso muito mais tranquilo para você.

Assim, a coisa mais importante que você deve procurar em um advogado é experiência e, em seguida, veja se você tem um encontro de mentes em termos de personalidade. Isso também é muito importante.

A última consideração é o preço. Você só vai declarar falência uma vez. Se você deseja que seja feito direito, com um advogado experiente, e isto vai custar um pouco mais de dinheiro, eu sugiro que você vá com o advogado experiente e você terá uma experiência mais segura e agradável.

Em última instância, existe um serviço gratuito oferecido pelo “Legal Services of Florida”. A maioria dos condados tem este serviço. São advogados que trabalham “pro bono”, ou seja, gratuitamente. Neste caso, muitas vezes, a fila é grande, mas é uma alternativa a se considerar. Boa semana a todos!