Uma falha em um computador do sistema de imigração dos Estados Unidos deixou ao menos 20 mil passageiros aguardando horas no Aeroporto Internacional de Los Angeles neste final de semana.
A pane teve início na tarde de sábado, deixando milhares de norte-americanos e estrangeiros presos em quatro terminais do aeroporto. O sistema que controla as identidades dos passageiros, usado para que as autoridades permitam ou não a entrada, parou de funcionar.
Autoridades só conseguiram restabelecer o sistema por volta das 23h45 do sábado. Os atrasos se estenderam durante o domingo, porque as companhias aéreas ficaram impossibilitadas de limpar e reabastecer os aviões antes do desembarque dos passageiros.
No domingo, ao menos quatro vôos internacionais sofreram atrasos de uma hora ou mais, de acordo com o site do aeroporto na internet. Um avião da companhia aérea Swiss International estava previsto para decolar com cerca de 14 horas de atraso neste domingo, segundo a porta-voz Andrea Kreuzer.
O prefeito da cidade, Antonio Villaraigosa, pediu a abertura de uma investigação a respeito das causas da pane.
- Não podemos nos arriscar a deixar as pessoas entrarem sem que suas identidades sejam checadas - afirmou o porta-voz do setor de cargas e fronteira do aeroporto, Mike Fleming.
- Isto é o Terceiro Mundo - afirmou a turista irlandesa Caroline O'Rourke, que passou seis horas na pista de pouco após um vôo de 12 horas.
Três pessoas foram transportadas para hospitais locais por sentirem-se mal após aguardar tanto tempo nos terminais, informou o Departamento de Bombeiros de Los Angeles.
Segundo autoridades do aeroporto, os passageiros retidos receberam alimentos e água e tiveram acesso aos sanitários durante as horas em que o sistema esteve fora do ar.

