Faltou o Dunga - Show de Bola

Por César Augusto

dunga

Muita gente critica o atual técnico da Seleção Brasileira. E já faz tempo. Desde os tempos de jogador. Meio campo “limitado”, com muita vontade e pouca técnica. Foi humilhado por Ronaldinho Gaúcho em um Gre-Nal. E por aí vai.

Como técnico, quando assumiu a Seleção pela primeira vez, ouvimos: “nunca dirigiu time nenhum e já está na Seleção?”, “é um boneco da CBF”... e dá-lhe crítica. Pegaram no pé dele até pelas camisas que usava.

Brigou com todo mundo, com vários jornalistas, e saiu, mesmo com uma campanha legal no comando do time. Na minha opinião, Dunga é “o cara”! Ele é bom. É um profissional dedicado, que acredita no que faz e no jeito que faz. Defende isso com unhas e dentes, contra todos e, por isso, às veze se dá mal.

Gosto tanto dele que chego a ter a certeza de que o Brasil não seria humilhado na Copa se ele estivesse lá. Podia estar como jogador ou técnico. Não aconteceria. Se estivesse como jogador, ficaria louco, poderia ser até expulso, mas levaria alguém com ele. Pararia o jogo, quebraria tudo.

Se estivesse como técnico, entraria em campo, exigiria raça, trocaria os apáticos aos 2 minutos de jogo. Faria alguma coisa, tenho certeza. Dunga voltou à Seleção e a Seleção voltou a ser a Seleção. Eu acho. Não vi o jogo, mas vi que ganhou. Ganhou da França, na França. Os críticos vão falar que era só um amistoso, que não valia nada. Não interessa, foi lá e ganhou.

E ganhou com o Firmino, que eu nunca ouvi falar. Alguém, por sinal, já tinha ouvido falar do Firmino? Quando li a escalação achei que era alguma brincadeira. E não é que o Dunga acertou? Firmino deu passe, Firmino fez o gol contra o Chile. Quando o cara tem estrela é assim. Nesse caso, não estou falando do Firmino, estou falando do Dunga. O cara levantou a taça na Copa dos Estados Unidos. Dunga tem história, uma história vitoriosa.

A Seleção, há tempos, precisa de um cara como ele.  Desde que os jogadores de futebol ganharam status de “pop stars”. Neymar não é jogador, é um artista da bola. Lança moda, é seguido por fotógrafos, namora globais… Precisa de um cara como o Dunga para fazer o Neymar e os outros 10 moleques lembrarem que, além das selfies, precisam jogar bola.

É grosseiro? É.

É cabeça dura? É.

Tem milhões de defeitos? Tem. E eu continuo achando que é o cara certo para comandar a Seleção Brasileira.

Sou fã do Dunga.

Avaliações da semana BOLÃO Firmino Quatro partidas - uma delas como titular -, dois gols e uma assistência. O jogador do Hoffenheim começa a ver o sucesso refletir no bolso: ele fechou contrato de cinco anos com uma fornecedora de material esportivo e receberá até 10 milhões de euros (cerca de R$ 35 milhões) no período. BOLACHA Ronda Rousey A queridinha do UFC participou de um evento do WWE, aquela “luta de mentirinha”. Foi divertinho, mas, fora a promoção e a publicidade, o esporte não ganha e nem perde com isso. BOLINHA Estaduais Acho que já critiquei os campeonatos estaduais nesse espaço, mas vale criticar de novo. Como é sem graça o campeonato estadual! Muito chato. E isso vale para qualquer estado.