Família brasileira tem pertences furtados em carro em Miami Beach

Por Arlaine Castro

familia roubada Miami Beach Janaina
Um casal de brasileiros e o filho de 9 anos tiveram os pertences furtados na tarde deste sábado, 9, na Collins Avenue, em Miami Beach. Leonardo Meandra de Andrade, TúlioPereiraAndrade e Janaina Pereira Andrade tiveram dinheiro, passaportes e as passagens aéreas de volta para o Brasil também levados pelos ladrões. Os ladrões quebraram o vidro do carro alugado pelos brasileiros e levaram dinheiro, documentos, incluindo passaporte, roupas e passagens aéreas de volta para o Brasil. A família embarca de volta para São Paulo na próxima segunda-feira, 11. De acordo com Dinea Gama, amiga da família, o carro estava na Collins Avenue e foi levado tudo o que estava dentro do veículo. Foram levados uma mochila preta feminina com carteira de habilitação, R$1.000,00 reais e $500,00 dólares em espécie, dois iPhones 8 black, uma mochila amarela com roupas infantis tamanhos 10/12, um ray-ban, uma nécessaire preta, voucher de três passagens aéreas de volta para o Brasil da Latam. Em turismo, os paulistas de Franca, interior de São Paulo, estavam em Orlando, onde vieram em passeio pra conhecer a Disney e ontem, sexta-feira, desceram para conhecer o sul da Flórida, segundo explica Dineia, madrinha de Janaina, e que hospedou a família antes de eles seguirem para Miami Beach neste sábado, 9. “Eles já estavam com reserva em um hotel em Miami Beach em frente à praia. Então resolveram descer e por volta de 1pm chegaram e estacionaram o carro bem de frente pra onde eles estavam na Collins Avenue. Foram dar uma volta e conhecer a praia enquanto aguardavam o horário pra entrar no hotel, que era às 4pm”, explicou Dineia, que contou ainda que, "o marido ainda foi ao carro pelo menos duas vezes para checar se estava tudo bem, mas na terceira vez, quando estavam vindo embora, viram o vidro da janela de trás quebrado e as duas mochilas que estavam com roupas, documentos, dinheiro e as passagens foram levadas". O casal chamou a polícia e foi feito o boletim de ocorrência, mas a polícia ainda não tem pista dos ladrões e nem dos pertences furtados. “Eles disseram que, com o boletim de ocorrência, nós conseguiremos embarcar para o Brasil na segunda-feira, porque no aeroporto eles puxam nossos dados pelo sistema e a 2a via das passagens também serão acessadas”, conta Janaína. “Mas nossa preocupação é porque estamos sem dinheiro algum e os documentos que foram levados, além de cartões de banco, roupas, tudo. Não temos nem dinheiro de tivermos que ficar aqui ”, diz aflita. Janaína disse que estão buscando a ajuda do Consulado-Geral em Miami e irão novamente à polícia de Miami Beach. Furtos a turistas na Flórida Em 2017, segundo dados do Consulado-Geral em Miami, houve 245 furtos de turistas brasileiros. Em 2016, foram 269 furtos. As cidades com o maior número de casos são Miami, Orlando e Miami Beach. Boa parte dos furtos acontece em estacionamentos de shoppings, supermercados e restaurantes.

Dentre as dicas de segurança, estão:

a) Estacione seu veículo em local seguro;

b) Jamais deixe pertences no veículo (como passaportes, sacolas de compras, produtos eletrônicos);

c) Na praia, não deixe seus pertences desacompanhados;

d) Não entregue seus pertences a estranhos (ex: ao experimentar roupas em lojas de vestuário, não permita que o vendedor guarde seus pertences); e

e) Fique ainda mais atento em locais movimentados e frequentados por turistas, como centros de compras, hotéis, parques temáticos e estacionamentos (pagos ou não).

Os turistas de passagem pela Flórida devem adotar as mesmas precauções que teriam em qualquer grande centro urbano.

Em caso de furto, o Consulado orienta:

a) Contatar a polícia local pelo telefone 911 a fim de registrar queixa (“file a report”);

b) Contatar o Consulado-Geral em Miami a fim de comunicar o ocorrido, em especial em caso de perda de documentos; e

c) Tão logo regresse ao Brasil, comunique o fato também às autoridades policiais brasileiras e aos órgãos emissores dos documentos furtados.

Após contato com a polícia pelo telefone 911, as vítimas podem comunicar-se com o Consulado-Geral por intermédio dos telefones (305)-285-6208/6258/6251 ou pelo correio eletrônico “assistência.miami@itamaraty.gov.br”.

Nos fins de semana, feriados e fora do horário de expediente, o Consulado mantém serviço de plantão, exclusivamente para os casos de comprovada emergência (falecimento, hospitalização e prisão), por meio do telefone (305) 801-6201.