Quase 200 famílias se reencontram por 3 minutos na fronteira

Por Gazeta News

hugs not walls video youtube
[caption id="attachment_147722" align="alignleft" width="300"] Foto: video Hugs not Walls youtube.[/caption]

Promovido pela ONG Rede Fronteiriça dos Direitos Humanos, com o apoio do U.S. Customs andBorder Patrol de El Paso, um evento permitiu que mais de 2,5 mil pessoas de quase 200 famílias separadas pela imigração ou por deportações pudessem se reencontrar por três minutos, no último sábado, 24.

O evento chamado "Hugs Not Walls" (Abraços, não muros) aconteceu próximo ao Rio Bravo, que divide a mexicana Ciudad Juárez (Chihuahua) e a americana El Paso (Texas), local muito usado para travessia ilegal de imigrantes e onde milhares perdem a vida tentando chegar do outro lado.

No total, 196 famílias divididas pelo muro puderam se reunir por três minutos, muitas depois de vários anos sem se ver, separada pela fronteira entre os Estados Unidos e o México.

Esta é a segunda vez que o evento é realizado com Donald Trump na presidência e a quarta vez desde que foi criado.

"É uma forma de fazer protesto e erguer a voz contra as políticas agressivas do atual presidente (americano), e que separou milhões de famílias", disse Fernando García, diretor da Rede Fronteiriça.

Durante o reencontro, agentes da Border Patrol vigiavam a cerca de 100 metros de distância cada movimento, para impedir alguma tentativa de troca de objetos entre as pessoas no momento dos abraços.

A “Hug Not Walls” descreve a missão do seu trabalho em sua página oficial da internet : “Acreditamos em promover ideias que irão resolver o grande número de imigrantes indocumentados, sendo compassivos para todos os filhos de Deus”.

Dentre as principais ideias da ONG para a questão dos indocumentados estão:

- Estudos mostram que mil milhas de concreto e argamassa são desnecessárias, no entanto, há menos de 10 milhas que podem precisar de uma parede.

- Mais dinheiro deve ser gasto em tecnologias de segurança ao longo da fronteira.

- E-verify provou ser uma medida de segurança de fronteira efetiva que deve ser aprimorada.

- O governo federal deve emitir muitos outros vistos de trabalhador temporário de 3 a 5 anos para trabalho não qualificado. Atualmente, menos de 10 mil vistos são emitidos para trabalho não qualificado.

- Acreditamos que os 11-15 milhões de indocumentados atualmente residentes nos Estados Unidos devem ter um caminho “fora das sombras”.

Com informações do Yahoo News.