O premiado jornalista, ativista de imigração e imigrante indocumentado, Jose Antonio Vargas, foi detido por agentes do US Border Patrol em McAllen, no Texas, depois que ele disse a autoridades que estava no país ilegalmente, disseram oficiais.
Tania Chavez, uma jovem líder indocumentada que se encontrou com Vargas e o acompanhou na região de McAllen, para onde ele foi para documentar e “humanizar” as histórias dos jovens que fugiram da violência na América Central e estão detidos na fronteira, disse à “CNN” que foi preso por não ter documentação suficiente. Vargas sabia disso e da possibilidade de ficar detido.
Ele foi liberado com uma ordem de comparecer em frente a um juiz de imigração, disse o Departamento of Homeland Security em um comunicado.
Vargas foi detido na manhã do dia 15, no aeroporto de McAllen, enquanto tentava passar pela segurança em rota para Los Angeles, disse Ryan Eller, diretor do grupo “Define American”, fundado por Vargas em 2011.
Originalmente das Filipinas, Vargas se tornou um ativista renomado pressionando por uma reforma integral do sistema de imigração nos Estados Unidos, quando revelou que era indocumentado em uma coluna da revista do “The New York Times”. Recentemente, ele contou sobre sua vida no filme “Documented”, sobre o debate de imigração nos EUA.
Em um comunicado, Vargas disse na noite do dia 15 que foi liberado pelas autoridades. “Nossa rotina é cheia de medo em todos os atos mais simples, como entrar em um avião para ir para casa para as nossas famílias”, disse ele.
Pelo Tweeter, ele foi contando os seus passos e que estava a caminho de passar pelos agentes de fronteira. Alguns minutos depois, foi publicada uma foto com ele algemado por agentes do Border Patrol.