Famosos e anônimos brasileiros terão de explicar compra de imóveis nos EUA

Por Gazeta News

A Receita Federal já levantou nomes de 2 mil brasileiros, entre famosos e anônimos, que terão de explicar como compraram seus imóveis nos EUA. Estima-se que 44% dos 4.765 imóveis adquiridos entre 2011 e 2015 têm origem suspeita e podem ter sido sonegados ou comprados com caixa 2, ou seja, dinheiro não declarado.

Outra informação levantada pela Receita que chamou a atenção é que cerca de 75% das aquisições foram compradas à vista. “Tudo que não é declarado não é tributado. Agora os proprietários de imóveis terão de comprovar de onde veio o dinheiro”, avisa Luiz Fernando Nóbrega, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília.

Os donos dos imóveis têm até o dia 31 de julho para regularizar a situação perante a Receita Federal. Pela Lei da Repatriação, os brasileiros são obrigados a declarar bens imóveis em geral, depósitos bancários, cotas de fundos de investimento, operações de capitalização, depósitos em cartões de crédito, veículos, aeronaves, embarcações, entre outros, adquiridos no exterior. Fotos de viagens internacionais, carros e objetos de luxo são fontes de informação sobre o estilo de vida e a situação econômica dos contribuintes.

Com informações de Extra Globo.