FAO alerta para epidemia de gripe aviária na Turquia

Por Gazeta Admininstrator

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) divulgou nesta quarta-feira que o vírus H5N1, causador da gripe aviária, pode gerar uma epidemia na Turquia e representa também grave ameaça aos países vizinhos. "O vírus pode propagar-se apesar das medidas de controle tomadas", disse Juan Lubroth, especialista em saúde animal da FAO, em comunicado divulgado pela organização."As pessoas e os animais continuarão expostos ao vírus se não se aplicarem medidas estritas de contenção que isolem as áreas afetadas", alertou.

Devido à ameaça que a Turquia representa aos países vizinhos, a FAO pediu que os países que fazem fronteira, como Armênia, Azerbaijão, Geórgia, Iraque, Irã e Síria, que "continuem em estado de alerta e aumentem ainda mais a vigilância". Além disso, solicitou também que "se assegurem de que a população está bem informada sobre o perigo que a gripe aviária representa".

A organização da ONU enviou à Turquia uma equipe de especialistas que ajudarão as autoridades locais em sua luta contra a epidemia. "A Turquia precisa levar a cabo uma campanha nacional bem coordenada, baseada em ações eficazes e com total transparência", ressaltou Lubroth.

Entre as recomendações da FAO estão a de identificar imediatamente os casos de aves infectadas. Assim que identificadas,"as zonas infectadas têm de passar por todas as medidas de controle recomendadas internacionalmente, incluindo o sacrifício massivo de aves, o isolamento total e, quando apropriado, a vacinação", completou Lubroth.