Farmácia que valida e aceita receitas brasileiras chega a Pompano

Por Arlaine Castro

O mineiro Roberto Soares, que está há 32 anos nos EUA, é formado em marketing e há cerca de um ano tornou-se proprietário da Generic Pharmacy, que chega no mês de dezembro a Pompano Beach.

Entre outros pontos, Soares destaca que o diferencial da Generic Pharmacy é o atendimento em português e a tradução e validação de receitas vindas do Brasil.

Conforme exigido pela legislação americana, Soares fez cursos para poder abrir e gerenciar a farmácia e tornou-se tradutor juramentado. Ele faz a avaliação da autenticidade da receita, realiza a transcrição e o farmacêutico assina.

O proprietário explica que as receitas do Brasil são aceitas somente para remédios não controlados. Os remédios controlados somente são vendidos com receitas de médicos registrados no DEA (Drug Enforcement Administration), que é o órgão que fiscaliza a área farmacêutica nos Estados Unidos.

O diferencial da Generic Pharmacy é, além da transcrição de receitas, o suporte oferecido aos clientes que precisam de orientação quanto ao uso e o pós-uso de um medicamento. “Sempre ligamos para saber se a pessoa está bem, se o remédio fez o efeito esperado ou se ela teve algum efeito colateral”, diz.

Soares acredita que a orientação após a compra também faz muita diferença porque cada organismo reage de uma forma a um medicamento, o que faz alguns pacientes terem um efeito colateral maior e outros nem tanto.

Com um público variado, entre brasileiros, americanos e hispanos, a farmácia atende por volta de 1.200 pessoas mensalmente, com 90% sendo clientes vindos de seguradoras como o medicare e 10% clientes “walk in”, que visitam a farmácia sem horário marcado ou sem indicação de clínicas.

Dependendo do remédio, as clínicas mandam as receitas por fax para a farmácia e eles entregam diretamente na casa do paciente. “Essa comodidade já é comum. O cliente nem precisa vir até a farmácia, recebe em casa o remédio", declara.

Atendimento humanizado

Roberto explica sobre a diferença da sua farmácia para as grandes redes, como a Walgreens. “As grandes redes de farmácias vendem o produto em larga escala e não há retorno ao cliente, justamente por serem grandes e terem uma demanda maior de clientes.

“A forma de atendimento mais humanizado é um diferencial que muitos empresários buscam, mas poucos conseguem, justamente pelo tamanho de sua clientela”, conclui.

Soares explica que atua em parceria com médicos, centros de apoio ao imigrante e igrejas, o que torna o trabalho mais completo. “Às vezes as pessoas passam mal mas não podem ir ao médico porque não possuem seguro ou pela urgência do caso, como uma dor de dente, por exemplo. Há algumas igrejas e centros que auxiliam nessa parte e fazem contato com médicos e farmacêuticos nesses momentos.

Existe uma parceria com as redes de farmácias americanas, como a CVS e a Walgreens, que algumas vezes transferem os clientes quando necessário ou na falta de algum medicamento.

Genéricos

Apesar do nome, a Generic Pharmacy também comercializa remédios das marcas originais, com diferença somente no preço. “O genérico é financeiramente mais acessível, mas não há diferença entre um medicamento genérico e um original”, explica Rodrigo. “O remédio genérico possui o mesmo princípio ativo, a mesma gramatura, não é pior nem melhor. Será diferente do original somente se a porcentagem do princípio ativo for diferente”, conclui.

Funcionando há um ano em Miami, Roberto trará a farmácia para Pompano Beach no início de dezembro.

“Broward é uma região onde há maior preocupação e responsabilidade com a entrega dos medicamentos com relação ao clima. Um medicamento deixado por horas sob o sol forte pode matar um paciente. E essa responsabilidade também é nossa. Uma farmácia pode ser fechada se não tiver esse cuidado”, explica.

A Generic Pharmacy passará a funcionar no mês de dezembro no endereço: 922, East, Sample Road, Pompano Beach.