Autoridades advertiram no dia 20 que golpistas estão tentando atacar as famílias de alguns dos milhares de jovens imigrantes não acompanhados que atravessam a fronteira da América Central, buscando dinheiro para custos de viagem falsos. As informações são de jornais locais.
Um oficial do Federal Bureau of Investigation (FBI) em San Antonio, no Texas, disse que os investigadores descobriram dois esquemas fraudulentos similares direcionados aos familiares desse jovens, que vivem ilegalmente nos Estados Unidos.
"Um esquema de fraude envolveu indivíduos que afirmavam estar representando uma organização de caridade ou sem fins lucrativos, que alegaram que auxiliam no tratamento e em reunir as crianças com suas famílias nos EUA", disse o agente especial Michelle Lee.
Outro esquema utilizado, de acordo com Lee, faz parecer ligações telefônicas vêm de uma empresa em San Antonio em uma tentativa de dar credibilidade ao esquema.
Lee disse que os telefonemas solicitavam pagamentos das famílias dos jovens imigrantes, indo de $300 dólares a vários milhares de dólares, alegando que o dinheiro era para despesas de viagem.
Autoridades disseram que muitos dos membros da família que estão sendo alvo dessas fraudes já pegaram vários milhares de dólares emprestados para pagar contrabandistas para levar as crianças para os Estados Unidos. Muitas das crianças estão esperando que a presença de um parente nos Estados Unidos lhes permitiria permanecer no país. Lee disse que o número de vítimas e a quantidade de perdas eram desconhecidos.