FBI alerta sobre roubo de dados em brinquedos com conexão à internet

Por Gazeta News

Cloud Pet flickr
[caption id="attachment_150561" align="alignleft" width="337"] Brinquedo Cloud Pet está na mira do FBI por provável roubo de dados privados. Imagem: flickr[/caption]

Autoridades do FBI alertam aos pais para ficarem atentos quantos aos brinquedos dos filhos que funcionam com conexão à internet, depois que milhões de gravações pessoais feitas em brinquedos inteligentes foram filtradas on-line por hackers.

De acordo com o FBI’s Internet Crime Complaint Center (Centro do FBI de Queixas contra crimes da Internet), brinquedos com sensores, microfones, câmeras e opções de GPS podem colocar as crianças em risco.

Para o órgão de segurança, hackers podem coletar informações privadas da família através do brinquedo, como a escola, o nome da criança e familiares e as atividades da criança.

"Seus filhos podem estar falando com os brinquedos, ou pode haver ruído de fundo", declarou Croon à Fox 13. "Essas gravações de áudio ou gravações de vídeo são enviadas para um banco de dados em algum lugar do “céu virtual” e que podem ser pirateado por alguém, informando involuntariamente informações pessoais e privadas das pessoas”, ressaltou.

Brinquedos como o Cloud Pet são uma ameaça cibernética, segundo o porta-voz do FBI, Gerret H. Croon. “Se você aceitar esse brinquedo em sua casa, você aceita as responsabilidades que o acompanham. Então, fique atento”, disse Croon.

Em fevereiro deste ano, 2,2 milhões de gravações de voz dos brinquedos da CloudPets foram invadidas por criminosos, que acessaram as informações através de um banco de dados inseguro, segundo informado pela CNN.

O FBI recomenda algumas atitudes que podem aumentar a segurança:

- Conecte e utilize os brinquedos em ambientes com acesso confiável e seguro à internet wi-fi;

- Pesquise as medidas de segurança da conexão de internet do brinquedo;

- Use a autenticação ao conectar o dispositivo com Bluetooth (via código PIN ou senha);

-Use criptografia ao transmitir dados do brinquedo para o ponto de acesso wi-fi e para o servidor ou a nuvem;

- Pesquise se os brinquedos podem receber atualizações de firmware e / ou software e patches de segurança;

- Certifique-se de que seus brinquedos estão sendo executados nas versões mais atualizadas e com os patches disponíveis implementados;

- Pesquise onde os dados do usuário são armazenados – com a companhia, serviços de terceiros ou ambos - e se existe algum relatório disponível sobre a reputação e postura da empresa quanto à segurança cibernética;

- Leia atentamente as divulgações e as políticas de privacidade (da empresa e de terceiros);

- Forneça apenas o que é minimamente necessário ao inserir informações cadastro e contas de usuário

O FBI orienta ainda a visitar o site www.IC3.gov, em caso de suspeita de um brinquedo com as características.

Com informações do WSVN.