FBI identifica 1 milhão de vítimas com PCs infectados por praga online

Por Gazeta Admininstrator

Operação nos EUA descobre 1 milhão de pessoas com máquinas com bootnets, programas utilizados para roubar senhas e gerar spams.

O FBI e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos afirmaram ter identificado cerca de 1 milhão de norte-americanos vítimas de crimes de botnet , programas utilizados para roubar senhas e gerar spams.

Com a ajuda de parceiros da indústria, incluindo a Universidade Carnegie Mellon, o FBI pode identificar as vítimas donas dos computadores. A Microsoft e o Botnet Task Force também contribuíram com a ação.

Com a operação o FBI pode descobrir outros incidentes onde os botnets contribuíram para facilitar outros crimes. Juntos, o Departamento de Justiça e o FBI lançaram a iniciativa para desmantelar esse tipo de crimes, a ação ficou conhecida como operação Bot Roast e até agora prendeu James C. Brewer, de Arlington, no Texas, acusado de manter um botnet que infectou redes em Chicago e depois se espalhou por dezenas de milhares de computadores.

Outro preso é o Spam King, Robert Alan Soloway, acusado de usar bots para mandar milhares de spams via e-mail, contendo propaganda para seu site que oferece produtos e serviços.

Bots são considerados as ameaças mais fortes para as indústrias. Pesquisadores do Google afirmam que 1 em cada 10 sites contém malwares camuflados.

Muitos proprietários de computadores comprometidos não sabem do problema. De maneira não autorizada seus computadores são usados como veículos, os chamados computadores “zumbi”.

Segundo o FBI, pelo fato de seu crescimento os botnets são uma ameaça à segurança nacional, informação e à economia.