FBI investiga empresas por fraude financeira

Por Gazeta Admininstrator

O Escritório Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI) abriu inquérito sobre os problemas financeiros de quatro grandes empresas que estão no centro da atual turbulência dos mercados. Segundo o jornal ame-ricano Wall Street Journal, as investigações preliminares vão se concentrar na possível existência de fraudes como uma das causas para os problemas das agências hipotecárias Fannie Mae e Freddie Mac, da controladora do banco de investimentos Lehman Brothers e da seguradora American International Group (AIG).

Lehman Brothers e AIG não quiseram comentar o assunto, assim como a Agência Federal de Financiamento Habitacional, órgão que regula a Fannie Mae e a Freddie Mac e que tem ambas as instituições sob sua custódia.
O FBI diz que agora tem 26 compa-nhias sob investigação, além de examinar mais de 1.400 casos de fraude com hipotecas em todo o país.

O FBI e os órgãos reguladores estão sob crescente pressão para incriminar altos executivos pela crise que abalou o setor financeiro. Nas reuniões com o secretário do Tesouro dos EUA, Henry Paulson, os congressistas questionaram se, ao assumir grandes participações em algumas empresas financeiras, o go-verno poderia limitar sua própria capacidade de puní-las pelas irregularidades, segundo fontes familia-rizadas com o assunto. As informações são da Dow Jones.