FBI prende cinco suspeitos de tentar explodir ponte em Ohio

Por Gazeta News

fbi

O Federal Bureau of Investigation (FBI) informou, no dia 1º de maio, que cinco pessoas que se identificaram como anarquistas foram detidas em função de um plano de tentar explodir uma ponte em Cleveland, Ohio, no norte dos Estados Unidos, sem representar perigo para o público. As infomações são do “Terra”.

Os anarquistas passaram meses planejando vários atentados sem perceber que estavam sendo monitorados e que haviam comprado explosivos inoperantes repassados por um agente do FBI disfarçado.

"Os indivíduos acusados neste plano tentaram utilizar a violência para expor seus pontos de vista ideológicos", afirma, em um comunicado, Stephen Anthony, agente especial encarregado da divisão de Cleveland do FBI.

"A força-tarefa conjunta contra o terrorismo continuará vigilante em seus esforços para detectar qualquer ameaça terrorista, interna ou internacional", acrescentou.

O FBI se infiltrou no grupo durante um protesto em outubro passado. Em reuniões posteriores, os jovens que queriam realizar ataques contra "o país corporativo e o sistema financeiro" discutiram efetivamente como passar das palavras à ação.

Inicialmente, planejaram distrair a polícia com granadas de fumaça enquanto jogavam panfletos de prédios bancários, mas perceberam que não haveria pessoas suficientes em Cleveland dispostas a participar de distúrbios de rua. Finalmente, planejaram explodir a ponte que leva ao Cuyahoga Valley National Park.

Douglas Wright, 26 anos, Brandon Baxter, 20, Anthony Hayne, 35, Connor Stevens, 20 anos, e Joshua Stafford, 23 anos, foram presos, no dia 30, sob acusação de conspiração e tentativa de uso de explosivos para danificar propriedade que afeta o comércio interestatal.