Fed aumenta para 3,25% os juros nos Estados Unidos

Por Gazeta Admininstrator

O preço do petróleo continua sendo um risco na economia dos EUA
O Federal Reserve (Fed), o banco central americano, manteve nesta quinta-feira a sua política de aumento gradual da taxa de juros, anunciando um reajuste de 0,25 ponto percentual, que passou a ser 3,25% ao ano.
Esse foi o nono aumento consecutivo dos juros. De acordo com analistas, com o anúncio, o Fed tenta manter o crescimento econômico, ao mesmo tempo que procura controlar a inflação nos Estados Unidos.

"Embora os preços no setor de energia tenham aumentando mais, a expansão (econômica) permanece firme e as condições do mercado de trabalho continuam gradualmente melhorando", diz o Fed em uma nota explicando a decisão.

Na sua nota, o Fed também reconheceu que as pressões inflacionárias nos Estados Unidos "continuaram elevadas" - o que foi interpretado como um reconhecimento de que a alta do petróleo pode representar um risco nesse sentido.

Nos últimos dias, o barril chegou a ser negociado a mais de US$ 60 no pregão de Nova York.

Bom momento

O ciclo de aumentos nos juros começou em 2002, quando, durante a recessão no país, a taxa chegou ao nível mais baixo em 50 anos.

Mas o momento atual da economia americana é bastante diferente: no primeiro trimestre deste ano, registrou um crescimento de 3,8%.

Apesar de a maioria dos analistas prever o aumento, alguns ficaram surpresos já que, com ele, o Fed não dá nenhum sinal de que o ciclo de aumento vai acabar.

"É como se o Fed estivesse sugerindo que as pressões da inflação ocorrem a um prazo bastante curto", disse John Hughes, da consultoria Epiphany Equity Research.

Aumentar os juros significa mais retornos para investidores que compram itens com preços em dólares, empurrando para cima o valor da moeda americana.