Depois do sucesso do Pavilhão do Brasil em 2005 e do Pavilhão Salvador-Brasil em 2006, o Brasil será novamente representado este ano no maior evento literário dos Estados Unidos: a Feira do Livro Internacional de Miami (Miami Book Fair International - MBFI), nos dias 9,10 e 11 de novembro.
O pavilhão do Brasil tem como tema, este ano, o Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa. É uma iniciativa do Centro Cultural Brasil-USA da Flórida (CCBU), e conta com o apoio de vários patrocinadores e do Consulado-Geral do Brasil em Miami.
O evento será apresentado em três diferentes pontos: no Pavilhão Rio-Brasil, no World Stage (o palco de shows no centro do International Village) e no novo espaço da Feira do Livro: “Vozes do Mundo”.
O programa inclui encontros com novos autores brasileiros que lerão seus trabalhos - Angela Bretas, Pie-tra Diwan, Luciano Rabuske e Ricardo Bellino; workshops de percussão e voz com Claudio Silva e Beatriz Malnic; atividades infantis com a Fundação Vamos Falar Português e com nosso convidado especial, o artista multimedia e personalidade de T.V. , Daniel Azulay.
Os visitantes do Pavilhão assistirão a seleções de vídeo e música do D.J. Fred; poderão comprar livros brasileiros doados por diversas editoras brasileiras e coletados pela Fundação Biblioteca Nacional; artesanato e produtos típicos no espaço “Feira Hippie” ou degustar comidinhas e bebidas típicas brasileiras, dentro do Pavilhão Rio-Brasil. Um programa imperdível é a “Happy Hour com os Escritores Brasileiros”, na sexta-feira, dia 9, das 16:30 às 18h., aberto a todos os interessados em literatura brasileira.
No World Stage, o Pavilhão apresentará três excelentes programas: no sábado, o grupo de dança Brazarte celebra Tom Jobim e Rose Max e Clube do Choro fazem uma viagem musical à Lapa: do Choro ao Samba. No domingo, Paulo Guala-no e a Escola de Samba Unidos de Miami fecha o programa musical brasileiro com uma animada Batucada.
Um dos pontos altos da participação brasileira, este ano, é certamente, a participação de oito importantes escritores brasileiros no programa oficial da MBFI. Esta participação faz da Feira do Livro de Miami a única a incluir a língua portuguesa como uma das suas línguas oficiais.
Os escritores brasileiros Affonso Romano de Sant’Anna, Ana Maria Machado, Geraldo Carneiro, Horácio Costa, João Almino, José Murilo de Carvalho, Marina Colasanti e Roberto DaMatta, apresentam-se no sábado, dia 10 de novembro, no novo espaço “Vozes do Mundo”. O programa será aberto às 10:15h. pelo Cônsul-Geral do Brasil, Embaixador João Almino. Os autores lerão textos de sua autoria e responderão às perguntas da audiência. O programa tem como moderadores os professores Steven Butterman, da Universidade de Miami e Charles Perrone, da Universidade da Flórida.
No seu vigésimo quarto ano a MBFI apresenta outras novidades além do novo espaço dedicado à literatura internacional (a tenda Vozes do Mundo): a criação de um “Seminário de Tradução” - um programa que inclui palestras sobre traduções e mercado editorial internacional. Dois importantes representantes do mercado editorial brasileiro foram indicados pelo CCBU, a agente literária Lucia Riff e o editor Sérgio Machado e participarão deste seminário, no painel “The Portuguese Tale”.
O evento conta com o Apoio Cultural de: Consulado-Geral do Brasil em Miami, Antonio Adolfo Brazilian Music Workshops, Ada Merritt K-8 Center, Embratur, Daniel Azulay, Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Vamos Falar Português, Mercado Brasil e Riotur.

