Feriado marca Dia da Consciência Negra em mais de 260 cidades brasileiras
Ao menos 267 cidades do país lembram o Dia da Consciência Negra, nesta terça-feira, com feriado. A data, no entanto, é comemorada nacionalmente.
A Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial afirma que o número de municípios é baseado em comunicações oficiais feitas pelas prefeituras ao governo federal. Com isso, há possibilidade de que outras cidades também comemorarem a data com feriado, mas não façam parte da lista.
Em São Caetano do Sul (Grande São Paulo), decreto do prefeito José Auricchio Júnior (PTB) antecipou, neste ano, o feriado para o dia 16. Segundo decreto, a decisão leva em conta o fato de a data emendar com o feriado da Proclamação da República, o que poderia acarretar "grande prejuízo ao comércio e empresas locais, bem como às atividades do setor público".
Museu Afro Brasil faz sua primeira mostra de cinema em SP
O Museu Afro Brasil anunciou sua primeira mostra de cinema. Os filmes estão relacionados com a exposição sobre Benin que o espaço cultural abriga atualmente.
"É uma linguagem importante e é um caminho que o museu pretende explorar", disse Ana Lúcia Lopes, coordenadora do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil, responsável pela 1º Mostra de Cinema Africano.
Lopes disse que o uso de cinema nas dependências do museu ajuda a formar dois públicos no mesmo espaço. A instituição, com três anos de existência, já passou por graves crises de orçamento.
A apresentação dos filmes ocorre sempre aos sábados, nos dias 17 e 24 de novembro e nos dias 1º, 8 e 15 de dezembro, com sessões que começam às 16h e 18h.
Com apoio da Cinemateca do Consulado Francês, a programação conta com a exibição de dez filmes, divididos em duas sessões em cada dia e está no site do museu.
Um dos destaques é "Abouma", do diretor Mahamat-Saleh Haroun, que representou o Chade no Oscar 2003. O filme fala da história de dois irmãos, de 8 e 15 anos, que descobrem que seu pai desapareceu no dia em que deveria ser árbitro de um jogo de futebol no bairro. Os irmãos percorrem a cidade em busca do pai e acabam em um cinema. O longa será exibido no próximo sábado (17).
