Festa na Roça no Sul da Flórida.

Por Gazeta Admininstrator

Acontece nos dias 3 e 4 de junho a Festa Junina USA, na Arena de Rodeio Davie, que vai ser transformada em um grande arraial de São João. Toda a decoração foi trazida do Nordeste do Brasil, com palha, bandeirinhas, balões juninos e até redes para os caipiras descansarem.

A programação inclui casamento na roça, quadrilhas infantis e para adultos, bingos, gincanas, rifas e leilões. Ao todo serão 51 barraquinhas com comidas típicas jogos e brincadeiras, ao som de muito forró pé-de-serra.

No ano passado a festa reuniu 4 mil pessoas, em um arraial que durou apenas um dia. Este ano a festa será em dobro e promete fazer qualquer um sentir-se em uma tradicional festa do interior brasileiro, em pleno Sul da Flórida. São esperadas aproximadamente oito mil pessoas.

Uma das organizadoras do evento, Virgínia Gomes, conta que a idéia surgiu por causa de uma paixão antiga pelas tradições brasileiras e, particularmente, pelas festas juninas. A estréia da festa ocorreu no ano passado, quando Virgínia trabalhava para a Brazilian Mission, uma entidade sem fins lucrativos que mantém instituições de caridade no Brasil. “Apresentei a idéia para eles, inicialmente acharam que seria muito trabalho e que não seria viável, mas assumi todo o projeto e foi um sucesso”, conta Virgínia.

Este ano a festa irá arrecadar fundos para várias entidades beneficentes no Brasil e nos EUA. “Acho que é uma oportunidade única não só de levantar fundos como também de expor o trabalho dessas entidades, para que outras pessoas abracem a causa e ajudem também”, acredita Virgínia.

Quadrilhas

As inscrições para a quadrilha infantil já estão abertas e podem ser feitas com antecedência por intermédio da Fundação Vamos Falar Português, pelo telefone (786) 277-8172. Para participar da quadrilha de adultos não é necessária inscrição prévia e basta aparecer vestido à caráter. Haverá quadrilhas nos dois dias do evento. As crianças também poderão escolher na hora de qual quadrilha querem participar, de acordo com a idade, e fazer a inscrição na hora. “É imprescindível que vá todo mundo a caráter.

Queremos que as pessoas vivenciem o verdadeiro espírito brasileiro da festa junina”, diz Virgínia, que é uma apaixonada pelas tradições brasileiras. “A festa junina é uma tradição brasileira muito forte.

A gente não pode deixar isso desaparecer. Às vezes os nossos filhos não entendem, e a gente tem que mostrar do jeito que pode a beleza da nossa cultura. Esse é o meu grande objetivo. É importante ser brasileiro, ser alegre, dançar quadrilha e comer pamonha”, brinca Virgnínia.

Barraquinhas

Os interessados em instalar barraquinhas durante o evento podem entrar em contato pelo telefone (954) 540-0972 e falar com Virgínia, ou pelo número (954) 394-1008, com Débora.

Serão vendidos 25 barraquinhas de comidas típicas Juninas e 25 stands comercias com o intuito de promover o comércio de produtos brasileiros através de brincadeiras juninas como pescaria, jogo de argolas, tiro ao alvo, prisão, correio elegante etc. Toda a renda das brincadeiras será destinada a projetos sociais no Brasil.

Gincana Social

A Gincana Solidária será outra forma de diversão para jovens e adultos com intuito também de ajudar comunidades carentes no Brasil.
O grupo verde levantará fundos para a Pró-Brasil, uma organização sem fins lucrativos que ajuda várias instituições no Brasil.

Detalhes sobre a entidade podem ser obtidos no endereço www.pro-brasil.org.

O grupo amarelo levantará fundos para a o Youth Challenge/ Desafio Jovem. Instituição nova liderada pelo Pastor Francisco, o Youth Challenge pretende reabilitar jovens drogados nos USA.

Bingos

O bingo do sábado será em benefício da Associação dos Amigos da Criança em Campinas (AMIC), organizado por Rosemary, de Weston.

Informações sobre a AMIC podem ser obtidas pelo website www.amic.org.br

O bingo do Domingo será em beneficio do Lar Emanuel de Governador Valadares, em Minas Gerais, voltado para assistência a crianças carentes e apoio a creches.

Informações pelo telefone 561-703-6018 com Marciano Maia.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

03 June 2006

5pm – Abrem os portões e música mecânica;
6pm - Abertura Oficial com Consul Geral João Almino e Pref. de Davie Mr. Tom Truex;
5pm – 6pm - Inscrição para gincana solidária, concursos, bingo, rifas;
6pm – 8pm – Gincana Solidária com grupos VERDE e AMARELO;
6:30pm – 9pm – Bingo ( Gincana Solidária);
7pm - Quadrilha infantil – Organizada por Brazilian Voices e Broward Performing Arts;
8pm – Banda ao Vivo - Bizadão e Uzkabra do Forró;
9pm – Casamento Caipira e Quadrilha adulto;
10:40pm - Escolha da Barraca mais bonita;
11pm – Fechamento portões.

04 June 2006

12pm – Portões abrem;
2pm – 3pm - inscrição para a gincana solidária, concursos, bingo, sorteio de brindes;
3pm - 5pm – Gincana Solidária com grupos VERDE e AMARELO;
4pm – 9pm - Bingo (Gincana solidária);
4pm – Ensaio Geral da Quadrilha;
5:00pm – Música ao Vivo começa com Bizadão e Uzkabra do Forró;
6:30pm – Quadrilha Infantil e escolha da melhor fantasia infantil;
8:30 – Casamento Caipira e Quadrilha Adulto;
9:00 – 9:30 – Escolha do Rei e Rainha da festa;
9:55pm – Última Música e Agradecimentos;
10:00pm – Fecham os portões.

COMO CHEGAR

Localizado na cidade de Davie, o Five Star Rodeo é o lugar ideal para que a comunidade dos condados de Broward e Dade possam estar presentes ao evento pois fica aproximadamente a 30 minutos de Pompano Beach e de Miami.

Ele está localizado na Davie Road quase na esquina da Orange Drive. Oeste da Florida Turnpike (saída Griffin Road), State Rd 7, I-95 e Sul da I-595. A área coberta de 4.500 metros quadrados se transformará num imenso arraial. O endereço é: 4271 Davie Road. Davie 33314

Onde comprar os ingressos:

Via Brasil (Aventura, Miami e Pompano)

Central do Brasil – Federal Highway in Pompano

Avenida Brasil – 2726 N State Road 7 – Margate – 33063 - 954-935-0607

Toque Brasil - 10047 Sunset Strip , Sunrise, FL fone: 954 578-1030 -falar com Jorge

E portaria

História da Feta Junina

A tradição das quadrilhas determina que, antes da dança, aconteça a encenação de um casamento, onde o noivo tenta fugir na última hora. Tudo isso porque a noiva ficou grávida antes da hora e seu pai pede a ajuda do delegado para que o noivo seja obrigado a casar. Quando o noivo é pego novamente, o casamento começa, seguido da quadrilha e da comemoração.

A dança chegou ao Brasil no início do século 19. A elite imperial gostava de imitar os costumes franceses, daí a origem de alguns comandos da quadrilha serem em francês.

No Nordeste brasileiro, a festa junina é uma das mais importantes do ano. Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba, realizam as maiores festas juninas do país. Elas são realizadas em escolas, sítios, paróquias, arraiais, casas e cidades.

No Sul e Sudeste são destacadas algumas danças que animam ainda mais as festas, como o jongo e o samba rural. As festas juninas ainda são realizadas em todas as regiões brasileiras e representam uma das mais importantes e ricas manifestações culturais.