Festival da Universidade de Miami conta com os brasileiros do Trio da Paz

Por Marisa Arruda Barbosa

triodapaz2

O Trio da Paz conta com três grandes nomes da música brasileira tocando o que há de mais sofisticado em Brazilian Jazz.

A Escola de Música da Universidade de Miami (University of Miami Frost School of Music) anunciou a 29a temporada do Festival Miami, um dos maiores festivais de música da Flórida, que vai de 2 de outubro a 4 de novembro. O festival deste ano está trazendo uma mistura de músicos talentosos que tocarão com alunos e professores da Frost Music School.

Entre os quatro temas deste ano, Música das Américas contará com músicos de vários países latino-americanos, como a Argentina, Cuba e o Trio da Paz estará representando a música brasileira, no dia 16 de outubro. Além do tema Música das Américas, o Festival Miami contará com 20 concertos diferentes, separados em Grandes Performances, Música Americana Criativa e Jazz.

Um trio de brasileiros

O Trio da Paz é composto por Nilson Matta, no contrabaixo, Romero Lubambo, no violão acústico, e Duduka da Fonseca, na bateria. Os três já tocaram e ainda tocam com grandes nomes da música brasileira e internacional, como Dianne Reeves, Joe Henderson, Astrud Gilberto e Antônio Carlos Jobim. Veja a entrevista que o GAZETA fez com Nilson Matta, que respondeu em nome do grupo.

ENTREVISTA

Gazeta Brazilian News- Como vocês resolveram formar o Trio da Paz? Nilson Matta – O Trio da Paz começou tocando no estúdio do Duduka da Fonseca em 1985. Nesse começo, o Trio não tinha nem nome. Nós tocávamos só pelo prazer de estarmos fazendo música juntos. Um belo dia eu chamei o trio de Trio da Paz, pelo motivo de que nos dávamos muito bem, tanto musicalmente como amigos. Daí ficou oficial o nome que temos até hoje com muito orgulho e carinho.

GBN- Quais foram os CDs gravados até hoje? NM – Brazil from the Inside, Black Orpeus, Partido Out, Café, Somewhere, Live Jazz Baltica e muitos outros com diversos artistas.

GBN - Vocês todos vivem em Nova York, hoje? NM- Todos nós vivemos nos Estados Unidos. Romero e eu nos mudamos para New Jersey em 1999, depois de 15 anos vivendo em Nova York. Duduka chegou nos EUA em 1976 e sempre viveu em Nova York.

GBN- Como os “most in-demand musicians” do Brasil, imaginamos que já tenham tocado e ainda tocam com vários grandes nomes, como pode ser visto site de vocês. Quais os mais recentes? NM - Nossas carreiras sempre foram bem diversificadas, sempre tocando com diferentes artistas. Duduka e Romero tocaram no grupo da cantora Astrud Gilberto e também com o flautista Herbie Mann. Eu tocava com o saxofonista Gato Barbieri e com o pianista Don Pullen. Depois, com mais tempo de américa, fomos ampliando nosso campo de trabalho, tocando e fazendo gravações com muitos outros artistas, como Dianne Reeves, Joe Henderson, Kenny Barron, Paul Winter, Eddie Gomez e muitos outros. Cada um de nós tem um trabalho individual, CDs, concertos e workshops de música trabalhando pelo mundo todo. Eu dou aula em duas escolas de música, Litchfield, em Connecticut, e em Bar Harbor, Maine, no qual sou o diretor musical. Também levo o workshop chamado “Samba Meets Jazz” para Paraty, no Rio de Janeiro. O Trio da Paz também dá aulas masters em todos os EUA e Europa. Agora mesmo terminamos duas seguidas, que iam de terça a domingo, com a casa lotada todas as noites, e 14 shows por semana em um dos maiores clubes de jazz de Nova York, o Dozzy’s Club Jazz, no Lincoln Center.

GBN- Qual o público que acompanha o trabalho de vocês? Mais brasileiros ou é um público universal, que gosta do jazz? NM – Nosso público é universal. São poucos os brasileiros que vêm aos concertos falar com a gente, mas sabemos que são muitos que compram nossos CDs via internet.

GBN- Quais as maiores inspirações da banda? Qual a missão de vocês? NM – Nosso Trio toca basicamente composições de autores brasileiros e também nossas composições originais. Nossa missão é divulgar a música brasileira de uma forma mais diversificada, exaltando o lado virtuoso da improvisação melodiosa e sincopada do ritmo brasileiro, como também a arte de tocar em conjunto explorando ao máximo os limites de cada instrumento, no nosso caso, o violão, o contrabaixo acústico e a bateria.

INFORMAÇÕES

Para ver a programação completa do Festival Miami, acesse o site www.festivalmiami.com. Ingressos podem ser comprados pelo telefone: (305) 284-4940. Todas as performances acontecerão no Maurice Gusman Concert Hall, localizado no Phillip and Patricia Frost School of Music, 1314 Miller Drive, no Campus de Coral Gables da Universidade de Miami. Para mais informações sobre o Frost School of Music, visite www.music.miami.edu.