Fibras alimentares no processo de emagrecimento

Por Poliane Novaes

Fiber

Embora as fibras alimentares não forneçam nutrientes para o organismo, elas são elemento essencial na dieta. Na medida certa, as fibras previnem doenças e ajudam no processo de emagrecimento. Entretanto, o consumo exacerbado pode dificultar a absorção de alguns sais minerais.

Fontes de fibra alimentar Pode ser encontrada em frutas, legumes, leguminosas (fejão, lentilhas, grão, feijão, ervilhas, etc) e nos alimentos à base de cereais integrais (farelo de trigo, flocos de aveia integral, pão integral ou de mistura, etc).

Quantidade diária recomendada O Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos recomenda a ingestão diária de 30 gramas de fibras. Essa quantidade NÃO deve vir de suplementos de fibras, mas sim através da alimentação balanceada.

Como usá-la no processo de emagrecimento? Um dos maiores problemas no processo de emagrecimento está não apenas na quantidade de calorias a mais ingerida, mas também no consumo de carboidrato pobre em fibras. Isso deve-se ao fato de que ao consumir um alimento fonte de carboidrato que não possui fibra em sua composição, ou possui pouca fibra, a absorção de glicose não será lenta e haverá, assim, pico insulínico.

A insulina é o hormônio que irá percorrer o sangue levando a glicose aos seus destinos, músculos, tecidos, gordura, etc. A insulina tem um papel essencial no processo de nutrição do corpo. Quando os níveis de insulina no sangue estão altos, causados normalmente pelo consumo de carboidrato de alto índice glicêmico, ou seja, sem fibra ou que contenham pouca fibra, o corpo libera a enzima Lipo Lipase, que favorece o armazenamento do excesso de energia como gordura corporal e bloqueia a utilização da gordura como fonte de energia.

A fibra presente no alimento fonte de carboidrato contribui para o emagrecimento, pois ela faz com que não tenhamos pico insulínico, ou seja, faz com os níveis de insulina sejam normais, a absorção de glicose é lenta e isso impede que a mesma seja armazenada como gordura em nosso tecido adiposo.

Isso não significa que tenhamos que fazer o uso de suplementos de fibra diariamente. O ideal é que, no dia a dia, incluamos na nossa rotina alimentar alimentos integrais, ricos em fibras e o uso de suplementos seja apenas para dias de excessões, quando houver o consumo de farinha refinada e açúcares. Procure seu nutricionista para adequar a quantidade do mesmo, visto que seu consumo em excesso pode acarretar problemas a sua saúde.