Fidel ironiza que Obama vá usar camisas cubanas na Cúpula das Américas

Por Gazeta News

Com ironia, o líder cubano Fidel Castro disse, no dia 9, que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, irá vestir guayaberas, as típicas camisas de Cuba, na Cúpula das Américas, mas se opôs à participação de seu país nesse encontro.

"As guayaberas que Obama usará em Cartagena é um dos grandes temas das agências de notícias", afirmou Fidel, em mais um artigo publicado na imprensa local.

Segundo o “Terra”, Fidel explicou que esta camisa tem sua origem nas margens do rio Yayabo, em Cuba, e por isso são conhecidas como yayaberas.

"O mais curioso, queridos leitores, é que Cuba está proibida nessa reunião; mas a guayaberas, não. Quem pode conter o riso?", questionou no artigo "As ilusões de Stephen Harper", o primeiro-ministro canadense.

Fidel criticou o Canadá por opor-se que Cuba fosse convidada para a Cúpula de Cartagena, e também atacou a Organização de Estados Americanos (OEA), da qual Cuba foi afastada em 1962, apesar de a medida ter sido anulada em 2009.

A Cúpula das Américas será realizada em Cartagena (Caribe colombiano) em 14 e 15 de abril, depois que várias nações latino-americanas - por iniciativa do Equador - expressaram que Cuba deveria ser convidada. Bogotá não aceitou a ideia por falta de consenso.