Fifa de olho em São Paulo para abertura da Copa

Por Gazeta News

Os próximos passos da Copa do Mundo de 2014 serão dados nos dias 21 e 22 de outubro, na reunião do Comitê Executivo da entidade, um evento de grande importância , no qual será encerrada, por exemplo, a longa novela sobre o local de abertura da competição, com o anúncio da cidade escolhida.

O Itaquerão está entre os locais favoritos para a abertura no Mundial.
Essa será a definição mais importante do encontro que ocorre daqui a quase três meses. São Paulo e o Itaquerão são favoritíssimos, condição que fica clara com a “paciência” com que a Fifa esperou pela resolução da engenharia financeira que garante a construção do estádio e pelo início das obras - que estão na fase das fundações, ainda bem no início, portanto - e também com as declarações do secretário-geral da entidade, Jérome Valcke, na semana passada, no Rio.

Valcke disse não haver problema se a entrega da arena, prevista para dezembro de 2013, atrasar. “Não temos nada contra receber o estádio em fevereiro de 2014. Porém, é preciso ficar claro que não pode ser abril ou maio”, salientou.

Mas o diretor de marketing do Corinthians, Luiz Paulo Rosenberg, afirma que essa não deve ser uma preocupação do secretário da Fifa. “O estádio estará concluído em dezembro de 2013. Desde o início tenho dito que nossa previsão é de 30 meses após o início das obras. E não tenho razão nenhuma para acreditar que isso vai mudar. Estamos otimistas”, garante.

Brasília, Belo Horizonte e Salvador, cidades que concorrem com São Paulo pela abertura, já emitem sinais de desânimo, embora não admitam. Oficialmente, dizem continuar na briga e há quem esteja preparando até uma última ofensiva para tentar mudar a situação.

O plano passa por um “trabalhado de convencimento” de integrantes do Comitê Organizador Local (COL) - notadamente o presidente Ricardo Teixeira -, do governo, como o ministro do Esporte, Orlando Silva, e da cúpula da Fifa. “Vamos usar todas as armas que estiverem ao nosso alcance, e acredito que as outras rivais de São Paulo farão o mesmo”, disse ao Estado representante de uma das cidades candidatas.

Mas na semana passada, Valcke deu outra pista a favor de São Paulo, ao confirmar que o congresso da Fifa que precede a Copa vai ser realizada na mesma cidade da abertura. “Temos que determinar onde será o congresso da Fifa. Será na mesma cidade onde acontecerá o jogo de abertura. É uma cidade que pode receber todas essas pessoas (que participarão do congresso). E alguns dizem que São Paulo é a porta de entrada do Brasil, que é a maior cidade do País”, observou o dirigente.

Além da partida de abertura, na reunião da Fifa, em outubro, serão divulgados os locais dos outros jogos de todas as fases da competição. O Maracanã é o local da final e deve receber uma das quartas de final. As semifinais ficariam para Belo Horizonte e Brasília (ou São Paulo).

As sedes da Copa das Confederações também serão anunciadas durante o evento de outubro. Os jogos podem ocorrer em até sete cidades. O Nordeste vai ser contemplado, possivelmente Salvador, mas é bem provável que pelo menos uma outra cidade da região também seja escolhida.

Os horários dos jogos tanto da Copa das Confederações como da Copa do Mundo também deverão ser definidos na reunião de outubro. Tradicionalmente, a Europa é privilegiada.