Filho do Comandante Rolim voa através da arte
Entretanto, ele não se desvencilhou totalmente de suas raízes em suas obras. Como mostrará em uma exposição que estreia esta semana em Miami, Marcos incorpora objetos da aeronáutica com elementos de tecelagem, vindos da parte de sua mãe estilista.
Através da exposição intitulada “After Destruction and Compilation”, o artista paulistano de 31 anos está mostrando 10 de suas esculturas e instalações feitas com peças de avião. “Eu adquiri um avião em Missouri, trouxe de caminhão para Miami, desmontei e criei uma série de peças a partir desse avião. Em cada obra, misturo partes aeronáuticas com outros elementos, como estopa, tecidos, lonas, entre outras coisas”, disse Amaro. “Estou apresentando cerca de 10 obras nessa exposição, a maioria das quais é inédita. Outras, apresentei em Nova York, numa feira de artes”.
Marcos diz que esse trabalho é uma forma de dar um novo significado as suas memórias, mas com a intensidade do presente. “Eu trabalhei muito tempo no tema ‘Passageiros do tempo presente’ para valorizar o sentido do presente através de materiais que me importam e me trazem para dentro de mim mesmo. E é nessa construção ética e estética que procuro ter uma coerência na minha linguagem naquilo que apresento”, disse.
“Sinto que Miami é um mercado em desenvolvimento e acredito que o meu trabalho possa contribuir bastante para a cena artística da cidade, que vem mudando muito nos últimos tempos, quebrando o estereótipo de uma cidade rasa. Na verdade, vejo muito bons artistas aqui e a cidade se desenvolvendo”, avalia.
Marcos tem planos de expor em Nova York, em setembro. Recentemente, ele apresentou seu trabalho no Art Basel da Suíça, em uma das feiras paralelas e, em dezembro deste ano, pretende também expor no Art Basel de Miami.
Informações: A exposição de Marcos Amaro fica em cartaz de 14 a 28 de julho na galeria Nina Torres Fine Art (1800 N. Bayshore Dr. CP1 – Miami, FL 33132). Tel: (305) 395-3599.
