Filho da princesa Diana se prepara para ir ao Iraque.

Por Gazeta Admininstrator

De acordo com fontes militares, o príncipe Harry, de 21 anos, terceiro na linha de sucessão da coroa britânica, está realizando uma bateria de treinamentos para ser enviado ao Iraque.

Em 5 meses, o filho mais novo do príncipe Charles e da princesa Diana, realizará "rigorosos" testes em Dorset, sul da Inglaterra, para se tornar comandante de tropas.

De acordo com fontes militares, Harry estará no comando de cerca de 11 soldados, que deverão fazer patrulhas em 4 veículos armados Scimitar.

Os treinamentos, que começam no próximo dia 22 , farão com que o príncipe receba as qualificações necessárias para lutar no campo de batalha quando se unir, em outubro, ao Regimento da Cavalaria Real em Windsor.

Militares já discutem as implicações de segurança geradas por um eventual envio de Harry ao Iraque, onde 109 soldados britânicos morreram desde a invasão e ocupação anglo-americana.

Segundo com fontes consultadas pela imprensa local, um esquadrão do Regimento da Cavalaria Real será enviado em junho ao Afeganistão. No início do próximo ano, outro contingente será enviado ao Iraque, onde permanecerá por seis meses.

A decisão de enviar o príncipe Harry, que já ameaçou,em 2005, retirar-se do Exército se não for mandado ao Iraque, será do comandante-em-chefe do Exército em Windsor, coronel Ed Smyth-Osbourne.

"Ele é o terceiro na linha de sucessão ao trono e isso traz consigo algumas implicações. Mas, por outro lado, o príncipe Harry é comandante de tropas e tem um trabalho a cumprir", declarou o coronel Jamie Martin, chefe de pessoal do Armour Centre de Dorset. "Aqui será tratado como qualquer outro oficial, e o chamaremos de Cornet Wale", acrescentou.

Harry formou-se em abril na academia militar de Sandhurst como segundo lugar-tenente, depois de um desfile ao lado dos demais cadetes diante da rainha Elizabeth 2ª e do restante da família real.