Filhos de imigrantes nos EUA têm mais chances de sucesso acadêmico, aponta estudo

Por Gazeta News

filhos de imigrantes

Comunidade News

Um novo estudo descobriu que os filhos de imigrantes, que nasceram fora dos Estados Unidos, têm uma vantagem sobre os filhos de nativos americanos quando se trata da transição para a idade adulta. Entre as crianças de origens socioeconômicas semelhantes, condições da escola, e outras características, os nascidos de pais imigrantes, que chegaram aos Estados Unidos antes da adolescência, são mais propensos a seguir a melhor trajetória no desempenho acadêmico e participação escolar, seguido por aqueles que nasceram nos Estados Unidos.

Essas são as conclusões de um estudo realizado na Universidade Johns Hopkins, que será publicado na revista “Child Development”, em uma seção especial sobre filhos de imigrantes. Além de analisar as trajetórias das crianças em áreas cognitivas e comportamentais, os pesquisadores analisaram a forma como eles se saíram psicologicamente. Não houve diferenças nas trajetórias de depressão entre filhos de imigrantes e de nativos americanos.

“Nossas descobertas desafiam visões pessimistas que filhos de imigrantes têm desvantagens no ponto de transição para a vida adulta”, diz Lingxin Hao, professor de sociologia na Universidade Johns Hopkins, que liderou o estudo. “Filhos de imigrantes, quando comparados com filhos de nativos, têm, na verdade, vantagem sobre alguns dos principais resultados na vida adulta.”

O estudo analisou 10.795 crianças de 13 e 17 anos que foram seguidas até os 25 e 32 anos, utilizando dados de dois conjuntos representativos relacionados, o Estudo Nacional Longitudinal de Saúde do Adolescente (Add Health) e para a realização de Saúde e Acadêmica do Adolescente (AHAA).