Filme de brasileira concorre a prêmio em Orlando

Por Gazeta News

Gabby-Egito 2 (Credito_Robert-Balder)

O filme "Coisado" ("Stuffed") será exibido na mostra competitiva do Orlando Film Festival, que acontece do dia 17 ao 21 deste mês no Cobb Plaza Cinema Café 12, no centro da cidade. O curta-metragem, escrito e dirigido pela paulistana Gabby Egito, que mora em Los Angeles, já ganhou três prêmios em competições nos EUA e recebeu duas indicações em festivais americanos.

O paulistano Phil Miler interpreta um dos papéis principais da trama, pela qual recebeu indicação a melhor ator no Atlantic City Cinefest. Miler também participa do elenco do longa-metragem "O Palhaço", indicação do Brasil ao Oscar 2013. Ele está ainda na nova série da Fox, "Touch", estrelada por Kiefer Sutherland.

"Coisado" é uma homenagem ao filme noir americano e conta a história de um misterioso investigador particular (o americano Steven Bartlett) que é contratado por um arrogante publicitário (Phil Miler) para investigar se o sócio dele está cometendo desfalques na agência -- desencadeando consequências nefastas.

Filmada em Los Angeles e falada em inglês, a história é vagamente inspirada no jagunço Hermógenes do clássico "Grande Sertão: Veredas". Como nos romances noir, "Coisado" retrata um mundo cheio de atitudes cínicas, com diálogos que por vezes soam estranhos. O título do filme significa "transformado em coisa" -- numa alusão ao estilo genial de Guimarães Rosa de inventar palavras. O roteiro de Gabby Egito é uma adaptação de conto do porto-alegrense Marcelo Carneiro da Cunha ("Antes que o Mundo Acabe").

"Estou felicíssima de poder representar a comunidade brasileira neste festival super respeitado e adoraria ser prestigiada pelos nossos conterrâneos nas sessões do filme", diz Gabby Egito, ressaltando que o evento oferece prêmio de melhor curta pela votação do público. O festival de Orlando vai homenagear Milos Forman, que dirigiu os vencedores de Oscars "Amadeus" e "Um Estranho no Ninho".

"Coisado" – que está esta semana no Eerie Horror Fest, na Pensilvânia – já venceu os festivais de Atlantic City, Las Vegas e o Los Angeles Brazilian Film Festival. Foi indicado ainda a Melhor Suspense em Atlanta. A diretora Gabby Egito ganhou outro prêmio em Los Angeles por seu curta anterior, "Sinergia" ("Sinergy"), totalizando quatro prêmios desde que chegou aos EUA, em 2010. Acompanhe a trajetória da cineasta no blog Brazilian Girl in LA (www.brgirlinla.com).