Filme sobre favela carioca concorre a prêmio no Festival de Tribeca

Por Gazeta Admininstrator

O filme "Favela rising", uma co-produção de Brasil e Estados Unidos, terá estréia mundial no Festival de Cinema de Tribeca, em Nova York. O longa está concorrendo ao prêmio de melhor documentário no evento criado pelo ator Robert De Niro em 2002, com o objetivo de incentivar a cultura e o turismo nos bairros centrais de Nova York após os ataques de 11 de setembro.

"Favela rising" é dirigido por Jeff Zimbalist e conta o dilema dos moradores das favelas do Rio de Janeiro e a constante luta contra a pobreza e a violência das gangues urbanas.

O personagem principal do documentário é o vocalista e um dos fundadores da banda AfroReggae, Anderson Sá. "Favela rising" será exibido nos dias 24, 25 e 30 de abril. No final de cada sessão haverá uma palestra dos diretores do filme, Matt Mochary, Jeff Zimbalist, do protagonista do longa e do coordenador executivo do GCAR, José Junior.

Os filmes que serão apresentados nas categorias "Narrativas e documentários" foram selecionados entre 1.500 de todo o mundo.

Outra produção brasileira participa do festival: é "A caminho de Bagdá", da diretora Simone Duarte. O filme retrata a vida de Sérgio Vieira de Mello, brasileiro que trabalhava para a ONU e foi morto em um atentado a bomba no Iraque.

"A intérprete", com Nicole Kidman, abriu o festival na terça-feira. Jane Rosenthal, co-fundadora do festival, disse que a escolha de "A intérprete" reflete uma mudança no humor após os atentados.

- Nos primeiros dois anos, precisávamos de comédia e precisávamos rir aqui - comentou. - Agora, a vizinhança está recomposta e acho que você pode ter um filme como 'A intérprete' abrindo o festival.

Em sua quarta edição, o festival apresentará mais de 250 filmes até o dia 1º de maio. Metade das produções é dos Estados Unidos, sendo o resto de outros 44 países.

Estão agendadas estréias mundiais, como a do filme "The great new wonderful", que conta cinco histórias após o 11 de setembro. Outros destaques incluem "Through the fire", "Mad hot Ballroom", um documentário sobre crianças nova-iorquinas aprendendo a dançar, e "The power of nightmares", sobre fundamentalismo islâmico.