Filme sobre favela carioca concorre a prêmio nos EUA

Por Gazeta Admininstrator

O filme "Favela Rising", uma co-produção do Brasil e Estados Unidos, está concorrendo ao prêmio de melhor documentário no Festival de Filmes de Tribeca, evento criado pelo ator Robert De Niro em 2002 para incentivar a cultura e o turismo nos bairros centrais de Nova York após os ataques de 11 de Setembro.

Dirigido por Jeff Zimbalist, "Favela Rising" conta o dilema daqueles que vivem nas favelas do Rio de Janeiro e a constante luta contra a pobreza e a violência das gangues urbanas. O filme terá estréia mundial.

Outra produção brasileira que participa do festival é "A Caminho de Bagdá", da diretora Simone Duarte.

O filme retrata Sérgio Vieira de Mello, brasileiro que trabalhava para a ONU e foi morto em um atentado a bomba no Iraque.

Humor

O filme "O Intérprete", com Nicole Kidman, abre o festival nesta terça-feira.

Jane Rosenthal, co-fundadora do festival, disse que a escolha de "O Intérprete" reflete uma mudança no humor após os atentados.

"Nos primeiros dois anos, precisávamos de comédia e precisávamos rir aqui", comentou.

"Agora, a vizinhança está recomposta e acho que você pode ter um filme como "O Intérprete" abrindo o festival."

Em sua quarta edição, o festival apresentará mais de 250 filmes até o dia 1º de maio.

Metade das produções é dos Estados Unidos, sendo o resto de outros 44 países.

Estão agendadas estréias mundiais, como a do filme "The Great New Wonderful", que conta cinco histórias após o 11 de Setembro.

Outros destaques incluem "Through the Fire", "Mad Hot Ballroom", um documentário sobre crianças nova-iorquinas aprendendo a dançar, e "The Power of Nightmares", sobre fundamentalismo islâmico.