Com a discussão da reforma imigratória, mais e mais diretores e autores têm se dedicado ao tema dos imigrantes nos Estados Unidos, entrada ilegal no país, etc. Existem alguns filmes clássicos, como Green Card, Coming to America, Maria Full of Grace, mas há também várias produções recentes dos últimos dois anos.
FILMES
“Crossing Over”. Lançado em 2009, o filme é estrelado por Harrison Ford, que faz o papel de um oficial do ICE, e conta a história de imigrantes de várias nacionalidades que lutam para alcançar o status legal em Los Angeles. O filme lida com questões de fronteiras, fraude de documentos, asilo e o processo para obter o green card, bem como o choque de culturas.
“Goodbye Solo” (2008). é a história de uma amizade improvável entre Solo, um motorista de táxi do Senegal e William, um homem do sul atormentado com segredos. A amizade entre os dois muda suas vidas para sempre.
“The Reluctant Fundamentalist” (2012). Um jovem paquistanês está buscando o sucesso corporativo em Wall Street, mas se encontra num conflito que envolve seu “American Dream”, uma crise de sequestro e a sua família em seu país natal.
“El Nacional”. É a história de quatro filhos e seu irmão adulto que tentam atravessar o Texas desesperadamente para sobreviver. Eles estão correndo porque os seus pais, em situação irregular por 30 anos, foram capturados e presos. A deportação é apenas uma questão de tempo.
“7 Soles”. Lançado em 2009, esse filme retrata a situação de um grupo de imigrantes que cruza o deserto de Sonora, no Arizona, e ajuda os espectadores a entender melhor o horror que alguns imigrantes estão dispostos a suportar para chegar nos Estados Unidos.
“Sin Nombre” (2009). Conta a história de Sayra, um adolescente de Honduras, e El Caspar, um ex-membro de gangue mexicana, em uma odisseia através da América Latina em rota para os EUA. Juntos, eles devem confiar na fé e ter esperteza das ruas se quiserem sobreviver a viagem cada vez mais perigosa por uma vida melhor.
LIVROS
“Trails of Hope and Terror”, de Miguel A. De La Torre. Uma discussão penetrante dos desafios da imigração em que os imigrantes recentes e aqueles que trabalham com eles, falam de ambos os sonhos e desgostos.
“Americanah, a novel”. Duas histórias de experiências de imigrantes. Nesse romance. A nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie conta a história de dois nigerianos que se apaixonaram e precisam fugir da Nigéria, sob regime militar. Ifemelu vai para os Estados Unidos e prospera, mas Obinze não consegue entrar nos Estados Unidos depois dos ataques de 11 de Setembro e acaba indo para a Inglaterra, até que é deportado de volta para a Nigéria. “Enrique’s Journey”, de Sonia Nozario. Nesta história verdadeira surpreendente, a premiada jornalista Sonia Nazario narra a odisseia inesquecível de um menino hondurenho que passa por dificuldades inimagináveis e perigos para chegar até sua mãe, nos Estados Unidos.
“The Tortilla Curtain”, T. Coraghessan Boyle. Conta a história de imigrantes indocumentados no sul da Califórnia.
DOCUMENTÁRIOS
“Letters From The Other Side” (documentário, 2006). Cartas-vídeo são levados pela fronteira entre o México e EUA, contando a história de várias mulheres sobre aqueles deixados para trás no deserto.
“Los Trabajadores”. É um documentário de 2003, que acompanha a vida dos imigrantes Ramon e Juan, e em torno do centro de trabalho onde eles esperam por serviço todos os dias.