Fim da fila: Imigração elimina tempo de espera para alguns casos

Por Gazeta News

A man holds a U.S. flag while receiving his proof of U.S. citizenship during a ceremony in San Francisco

A falta de procura fez com que Departamento de Estado acabasse temporariamente com o tempo de espera para residentes que requerem o green card para cônjuges e filhos menores de 21, conhecido como Family Based 2A. De acordo com o departamento, a espera para esse tipo de processo junto à Imigração será “current”, ou seja, atual, em vez de uma demora que chegava a até quatro anos, disse o escritório de advocacia Kravitz & Guerra.

“Por exemplo, até o momento, o detentor de um green card podia pedir a residência de seu cônjuge, mas isso demoraria mais de dois anos”, explicou a advogada Genilde Guerra. “A partir de agosto e por algum tempo, essa espera não irá existir”.

Mas é importante ressaltar, disse a advogada, que isso não se aplica a pessoas que tenham permanecido no país ilegalmente. Nesse caso, só o cidadão tem o privilégio de conseguir o perdão para o cônjuge que tenha ficado ilegal.

O Departamento de Estado informa que, embora existam grandes quantidades de pedidos de F-2A registrados, atualmente não há candidatos suficientes (de acordo com os registros de taxas pagas e pedidos de ajustes de status, I-485), ou seja, muitos dão entrada, mas menos pessoas chegam ao final do processo e acaba sobrando espaços na fila, que poderia estar beneficiando outras pessoas. Outras categorias A advogada Ingrid Domingues McConville acrescenta que outras categorias também estarão sem espera a partir de agosto, como vistos de trabalho e alguns vistos religiosos. “Mas o caso de base em relacionamento familiar será o de mais procura. Processos até o momento têm demorado de dois, três, até quatro anos”, disse Ingrid. “Mas todos que têm processos pendentes devem procurar seus advogados para ver se sua categoria se encaixa, pois há uma grande lista”.