Fim de ano: Amigo Secreto Online!

Por Gazeta News

Antigamente era quase que necessário fazer uma pré-reunião familiar só para sortear o amigo secreto. No escritório, isso pode ser mais fácil, já que todos estão presentes diariamente. Mas para familiares que vivem longe, acaba sendo uma missão quase que impossível.

Mas existem diversos assistentes digitais para ajudar nessa missão. ‘Elfster.com’ é um favorito nas listas de discussão da internet. O site oferece ferramentas de compras, links para blogs com a tendência para presentes criativos e a possibilidade de criação de lista de presentes. Embora atue no mercado desde 2004, a novidade desse ano é que o site se expandiu para o Facebook e oferece applicativos para o iPhone e Google Chrome.

No ‘elfster.com’, existe um artigo para cada tipo de pessoa ou situação. O site oferece dicas de como organizar o amigo secreto no trabalho ou tipos de presentes para evitar constrangimentos.

Com a aplicação para o Facebook, usuários podem organizar a troca de presentes pelo próprio chat do site. Com isso, participantes do jogo podem convidar amigos e familiares a participarem da troca de presentes, sortear nomes com privacidade, fazer perguntas anônimas, colocar limites em quem pode tirar quem (caso necessário), criar uma lista de presentes desejados universal e ver as dos outros, dividir ideias de presentes e sugerir a amigos, entre outas coisas.

Outros sites de sorteio

Outros sites que sorteiam os nomes dos participantes também servem de grande ajuda. Um deles é o www.drawnames.com, que além de sortear e enviar por email, para cada um, o nome sorteado, o site também armazena a lista de presentes que você gostaria de ganhar.

Existem também sites em português para familiares que não falam inglês, que oferecem serviços como este: amigosecretoonline.com, amigosecreto.com.br e meuamigosecreto.com.br.

Formas de Amigo Secreto, ou Amigo Oculto:

Amigo Oculto Convencional

Sorteia-se os nomes de todas as pessoas que irão participar. Cada um deve guardar em segredo o que tirou e em um dia determinado, regado a festa e música entregamos os amigos ocultos. Geralmente isso é feito de diversas maneiras, por exemplo: um inicia, geralmente, de pé declarando características de personalidade e físicas do seu amigo “oculto” até que os outros participantes adivinhem.

Amigo-secreto ladrão

Coloque todos os pacotes de presente dentro de uma cesta ou em cima de uma mesa. Anote o nome dos participantes e coloque em uma caixinha. Sorteie um a um e cada sorteado tem direito a ir ao monte de presente escolher o que mais lhe agradar, pode decidir sem abrir os presentes, quando escolher poderá abrí-lo. O primeiro a escolher não terá direito a trocar o presente mas a partir do segundo, se achar que o do número 1 é melhor que o que escolheu, tem direito a roubá-lo. E assim por diante. O primeiro que foi sorteado, no final terá direito a escolher o presente que quiser.

Amigo “Surpresa”

Este tipo de amigo “oculto” é feito em estilo relâmpago, ou seja, peça para os participantes levarem um presente unissex em valor estipulado anteriormente para a festa. Na hora, os nomes de todo o mundo são anotado e colocados em uma caixa. Cada participante deve tirar um papel e ficará sabendo na hora seu amigo “oculto” e a quem vai presentear aquele presente escolhido com tanto carinho por ele. Esse tipo de amigo “oculto” é feito geralmente quando as pessoas não têm muito tempo para reunirem para decidir sobre a brincadeira, ou seja, é uma maneira de abreviar e facilitar toda a organização da festa de confraternização. Variação: tira o amigo oculto que o vizinho da direita, por exemplo, vai dar o presente.