Finanças: Já é hora de pensar nas compras de Natal!

Por Claudia Fehribach

Não, eu não estou louca! Eu sei que ainda faltam quatro meses para o Natal. Mas, quem quer viver uma vida financeira saudável, tem que se preparar. E preparação toma tempo e disciplina.

As festas são sempre épocas altas de vendas ao consumidor e, apesar da crise tão falada neste momento, as compras realizam-se de qualquer maneira. Tenha em mente o fato de que presentes são sempre dispendiosos, e com famílias numerosas, o problema tende a agravar-se.

Lista: O herói desta festa! Planejamento começa pelo começo. E onde fica o começo? Pela lista! Planeje quem são as pessoas que você quer presentear e estabeleça um valor para cada uma de quanto você quer gastar. Somente depois de ter estabelecido este passo é que você pode seguir adiante.

Presente ou lembrança? Se tem uma família grande, então a solução é lembrança. Você pode sempre optar por, em vez de no Natal oferecer um presente, oferecer apenas uma lembrança, poupando mais, e depois oferecer um presente mais caro a essa pessoa no aniversário. Outra boa dica é fazer uma amigo oculto em famílias grandes, assim, você pode comprar UM presente melhor, mas UM só!

Venda o antigo Aquilo que já não usa pode até ser útil para outras pessoas. Vendas online são uma ótima opção, uma vez que hoje em dia existem muitos sites para este efeito. Bazar entre amigas também são uma boa pedida. Sabe aquela bolsa Michael Kors que você nem usa mais, mas que ainda está supernova? Então...

As liquidações As liquidações são também bastante proveitosas e boas para poder poupar algum dinheiro. Mas, o melhor é ter aquela sua lista sempre pronta em sua bolsa e quando você ver um item que tem MUITO a ver com aquela pessoa, compre! Mesmo que ainda seja setembro. Em épocas como o Natal, a corrida às liquidações é bastante grande e nem sempre é uma liquidação de verdade. Por isso, fique esperto e siga a sua lista.

Cartão de crédito: não! Quando for às compras, leve apenas consigo o dinheiro necessário para o que pretende comprar. A verdade é que você sabe com certeza que, quando sai para as compras, acaba por trazer sempre alguma coisa que não estava planejada e que viu no momento e achou que não poderia viver sem. Então, faça um favor e deixe o cartão em casa!

Os presentes feitos por você mesmo Presentes de artesanato podem ser uma boa opção, mas tenha certeza de que você tem realmente o dom para criar algo bonito e em conta. Eu já conheci clientes que iam na Michael’s comprar material para fazer lembranças e acabavam gastando mais do que se tivessem comprado presentes prontos.

De grão em grão... Você já tem a sua lista. Faça uma estimativa de quanto você quer gastar em cada presente e divida este valor total pelo número de meses até o Natal. Depois, é só ir colocando o dinheiro planejado na sua poupança e deixe-o quietinho lá, até chegar a hora de fazer as compras.

O consumo não deve ser recíproco Se sabe que a sua filha vai lhe dar um presente caro, você não tem por obrigação retribuir com a mesma gama. Poderá esperar pelo aniversário dessa pessoa ou até mesmo oferecer num próximo Natal, quando as contas estarão mais sólidas.

São pequenas dicas, eu sei, mas se você as seguir, irá com certeza poupar dinheiro para que no Natal possa estar descansado, e sem estresse, principalmente sabendo que não terá nenhuma dor de cabeça em janeiro, quando as contas começarem a chegar. Contas? Que contas? Ah, e verdade, eu não usei cartão de crédito neste Natal! Boa semana a todos!