Fist Fight: Entrevista com Ice Cube, Charlie Day, Tracy Morgan e o diretor Richie Keen

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

Acredito que todos nós, na época da escola, já presenciamos dois adolescentes, ou duas, se desafiarem e soltarem as frases “te pego lá fora” ou “te pego na saída”. Lembra? Essa é a trama dessa nova comédia dos estúdios Warner Bros./ New Line Cinema, Fist Fight, que estreia no dia 17 de fevereiro, com os atores Ice Cube e Charlie Day. Mas, ao invés, de ser um briga de meninos ou meninas, a briga vai para um patamar mais alto: ao corpo docente.

Tudoparecia estar em paz na relação entre o corpo docente, até quando o professor de inglês Andy Campbell arma, sem querer, para que Ron Strickland, seja demitido da instituição. À medida que o filme vai se desevolvendo, a tensão cresce e as piadas mais adultas crescem também, oferecendo alguns socos e pontapés bem interessantes e divertidos.

Durante a coletiva de imprensa, que aconteceu em Los Angeles, Ice Cube disse que a sequência da briga entre ele e Charlie levou oito dias para ser filmada. Tanto Charlie quanto Ice tiveram aulas com lutadores da UFC para ajudar com o posicionamento e coreografia da luta, e, com certeza, Charlie precisou de muito mais treino. "Eu fiquei uma semana em treinamento porque eles tinham que me ensinar a fazer a posição de soco, de punho, sem quebrar o meu polegar", brincou Charlie. "Eu não vou mentir, foi mais de um ano desde que filmamos... e minha perna ainda dói. Acho que nunca mais serei o mesmo (risos)”.

Por outro lado, Ice Cube já tinha participado antes de algumas cenas lutas na tela grande e aprendeu alguns movimentos com lutador profissional aposentado e ator Tiny Lister, especialmente em como se concentrar e desviar de um golpe. E disse, “se você lutar contra Tiny Lister, você aprende rapidinho a sair do caminho, desviar do golpe, porque ele pode de acertar sem querer querendo. Uma vez, ele me acertou muito perto do nariz. Mas se você aprender a coreografia e os movmentos, com certeza, você não ficará com o olho roxo."

O verdadeiro lutador no set de filmagens foi o ator e comediante Tracy Morgan, que lutou pela sua vida em 2014 depois que um caminhão Walmart colidiu com sua limusine, deixando-o incapacitado por um tempo. Tracy teve que fazer uma reabilitação de fala e função cognitiva e não tinha certeza se voltaria a interpretar uma personagem ou ser engraçado novamente. Esse longa é seu primeiro depois do acidente e Tracy não poderia deixar de agradecer aos seus colegas de elenco e, especialmente, ao diretor Richie Keen pelo apoio recebido. "Walmart não pode me parar!" (Walmart can't stop me!), exclamou Tracy. "Esse é meu primeiro filme depois do acidente, então obrigado Richie por acreditar em mim. Eu estava com medo no primeiro dia, cara, porque eu não sabia se eu continuo engraçado ou não depois do que aconteceu comigo. Tinha uma equipe comigo o tempo todo e Ice Cube foi como um irmão para mim, então ele me acompanhou e me ajudou a relaxar e, no final, foi bem divertido”. E acrescentou: “esse nao é meu retorno, pois eu nunca fui embora”.

O diretor Richie Keen aprendeu uma lição muito importante depois de ter trabalhado com Tracy Morgan. Quando Tracy está na frente das câmeras, “não corta”. "A primeira vez que eu disse para cortar, Tracy disse algo muito engraçado e eu fiquei bravo comigo mesmo, então eu falava ‘corta’ porque sabia que Tracy falaria algo cômico".

Segundo Richie e Ice Cube, Fist Fight é apenas um filme divertido, gostoso de assistir, embora tenha uma mensagem subjacente (embutida) de que o sistema educacional americano tem suas deficiências e precisa de alguma melhoria. "Abordamos muito sobre o nosso sistema escolar e nos problemas e questões que enfrentamos hoje em dia", observou Ice Cube. "Nós queríamos ter certeza de que a mensagem estava lá, mas acima de tudo de ser um filme divertido, para dar risada, com essas personagens loucas, neste cenário doído”.

Além de Charlie Day, Ice Cube e Tracy Morgan, estão no elenco Jillian Bell, Dean Morris, Christina Hendricks, JoAnna Garcia-Swisher, entre outros. A direção é de Richie Keen. O roteiro é de Van Robinchaux e Evan Susser. O ator Max Greenfield também criou parte da história e produziu. #FistFight