FIU é primeira a oferecer mensalidades com preço normal a alguns imigrantes

Por Gazeta News

fiu 2

A Florida International University é a primeira universidade pública a oferecer mensalidades a preço normal a alguns imigrantes que ainda estão para alcançar o status legal.

Na nova regra, alunos da Flórida que receberam proteção federal temporária pelo Deferred Action of Chilhood Arrivals (DACA) pagarão o chamado “in-state tuition”, cobrado a residentes do estado, o que é um terço do preço cobrado a não residentes. As informações são do "Sun Sentinel".

A administração Obama criou, no ano passado, o DACA protege alguns jovens elegíveis da deportação por dois anos, que podem ser renovados por mais dois. Mas o programa não oferece nenhum caminho para a cidadania, nem benefícios como o “in-state tuition”.

Pelo menos 12 estados oferecem esse benefício a jovens que tenham crescido no estado, mas não têm status legal. Cada universidade estadual tem uma verba que pode ser usada para dar descontos ou bolsas para alunos. Muitas vezes essa verba é usada para atletas e funcionários. A FIU, depois de reuniões com experts, descobriu que tem a permissão de dar esse tipo de descontos a jovens beneficiados pelo DACA.

Até o momento, 8.973 jovens conseguiram entrar no DACA, enquanto 21.644 casos estão passando por revisão.

Outras universidades da região disseram que estão revisando a decisão da FIU, mas não têm uma posição se irão seguir o mesmo caminho ainda.