Flamengo entra com ação e cobra transparência nas contas da Ferj

Por Gazeta News

O time Rubro-Negro entrou com ação na Justiça comum para exigir que a federação de futebol carioca abra os empréstimos realizados aos clubes do Rio de Janeiro.

Em ação distribuída na 31ª Vara Cível da capital, o departamento jurídico rubro-negro pede abertura de prestação de contas além do que a Ferj publica em seu site oficial.

No documento, o Flamengo fala em “nebulosidade intransponível” do balanço contábil da casa presidida pelo desafeto rubro-negro Rubens Lopes. Em nota, a Ferj informou que “vai aguardar a notificação judicial para só então discutir a questão em juízo, conforme o pleito do Flamengo”.

“Trata-se de uma ação de prestação de contas. O Flamengo, como entidade federada, está pedindo, legitimamente, que a Ferj preste contas de algumas operações financeiras, sobretudo a respeito de empréstimos realizados a clubes, para saber se há alguma violação às leis e às regras estatutárias, bem assim à isonomia”.

“Claro que o Flamengo não vai pegar informação financeira dos outros clubes e divulgar na mídia; não será quebrado sigilo. O Flamengo apenas quer saber, e tem o direito de saber, o destino dos muitos milhões arrecadados pela Ferj, notadamente no que diz respeito a estas operações financeiras”, diz parte da nota.

O departamento jurídico rubro-negro quer informações da Ferj aos empréstimos feitos através de contrato de mútuo entre clubes e federação.

No texto da peça inicial do Flamengo, os advogados do clube dizem que tem “substancial dúvida sobre a forma e as razões pelas quais estão sendo realizados estes mútuos e se os mesmos estão sendo quitados pelos seus devedores, de modo a aferir se a Ferj está sendo gerida de forma responsável”.

Com informações do Globo Esporte.