Flamengo perde para o Peñarol com gol nos acréscimos

Por Gazeta Admininstrator

O Flamengo não sentiu a pressão de atuar no Centenário e jogou bem, mas foi castigado com um gol nos acréscimos e foi derrotado por 2 a 1 pelo Peñarol nesta quarta-feira, em amistoso disputado em Montevidéu. Rodríguez e Vigneri marcaram para os uruguaios, enquanto Fellype Gabriel, em linda jogada individual, fez o gol rubro-negro.

Em amistoso marcado para entrosar e preparar o time para a Taça Rio e recuperar o prestígio internacional do clube, o Flamengo soube se impor e dominar o adversário, mas mostrou alguns velhos problemas, pecando demais nas conclusões. Horacio Peralta, com a camisa 39, teve estréia apagada, pouco participando do jogo. O Flamengo volta a campo no Uruguai neste sábado, contra o Nacional, também no Estádio Centenário.

Diante de um Centenário com muitos espaços vazios nas arquibancadas, os dois times começaram em ritmo lento, com muitos erros de passes. O estreante Peralta, criado no Nacional, rival do Peñarol, recebeu o cartão de visitas logo aos quatro minutos: uma entrada dura de Pouso.

O Flamengo aos poucos começou a se soltar em campo, levando perigo pela primeira vez aos 14 minutos. Rodrigo Arroz chutou para fora quase dentro da pequena área após tentativa de cabeça de Fernando. A resposta uruguaia foi imediata e mais perigosa. No minuto seguinte, Acosta cruzou, Guglielmone ganhou dos zagueiros dentro da área, girou em cima de Fernando e chutou no poste esquerdo, com Diego já batido. Enquanto Acosta dava trabalho à defesa rubro-negra, sendo parado com muitas faltas, Peralta estava sumido dentro de campo, fora de forma e se ressentindo da falta de ritmo de jogo.

E foi em uma falta que o Peñarol abriu o placar aos 17 minutos no Centenário. Rodríguez cobrou de canhota, com perfeição, no canto esquerdo. Diego pulou, mas não alcançou: 1 a 0. Jônatas quase empatou dois minutos depois após jogada individual, mas a melhor chance rubro-negra foi perdida por Ramírez, aos 29, dentro da pequena área. O Peñarol deu espaços e o Flamengo cresceu, até empatar aos 39 em um golaço de Fellype Gabriel. O atacante invadiu a área pela direita, cortou o zagueiro com estilo e chutou colocado, encobrindo o goleiro Flores.

Peñarol vence mesmo com um a menos

O estreante Peralta deixou o campo no intervalo para a entrada de Diego Souza. A outra alteração para o segundo tempo foi curiosa: saiu a bola laranja, usada no Estadual do Rio, e entrou uma bola branca, que será usada no Campeonato Uruguaio. O Flamengo recomeçou melhor e quase virou aos seis minutos, quando Renato acertou um bonito sem-pulo no travessão. Guglielmone perdeu chance para o Peñarol e, logo depois, foi a vez de Ramírez invadir a área e chutar rasteiro, sobre o goleiro Flores. O Flamengo tocava bem a bola e dominava a partida, concentrando o jogo no campo do time uruguaio.

O espírito de partida amistosa não pareceu ser assimilado por Pouso e Fernando. O volante uruguaio, que já tinha cartão amarelo, deu entrada dura em Renato e foi merecidamente expulso aos 25 minutos. Pouco depois, Fernando também mostrou suas armas, mas conseguiu se safar apenas com um amarelo.

Quando os dois times já pareciam conformados com a decisão dos pênaltis, para ver quem levava a Taça Cidade de Montevidéu, Vigneri, em posição duvidosa, apareceu sozinho dentro da área e escorou de cabeça cobrança de falta para fazer o gol da vitória dos uruguaios.

Peñarol 2 x 1 Flamengo

Local: Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai)

Árbitro: Líber Prudente

Cartões amarelos: Guglielmone, Pouso, Juan e Fernando

Cartão vermelho: Pouso

Gols: Rodríguez aos 17 minutos e Fellype Gabriel aos 39 minutos do primeiro tempo; Vigneri aos 47 minutos do segundo tempo

Peñarol: Flores; Cazzulo, Núñez, Félix García e Serafín García; Darío Flores (Blanco), Pouso, Fadeuille e Rodríguez; Guglielmone (Vigneri) e Acosta (Brown). Técnico: Luiz Garisto

Flamengo: Diego; Leonardo Moura, Fernando, Ronaldo Angelim e Juan; Rodrigo Arroz, Jônatas (Rodrigo), Renato e Peralta (Diego Souza); Ramírez e Fellype Gabriel. Técnico: Valdir Espinosa